No dia 18 de março, foi realizada, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte, a Assembleia Geral do Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra). O encontro reuniu associados para a deliberação de temas institucionais e a discussão de pautas estratégicas para o setor mineral.
A reunião também marcou a despedida de Luís Márcio Vianna da presidência da entidade. Após seis anos à frente do Sindiextra, ele foi reconhecido pelos associados pela atuação e pelas contribuições ao longo do período.
“Gostaria de agradecer a todos que fizeram parte dessa trajetória e contribuíram ao longo desse período. Em especial, a três pessoas que foram fundamentais para a minha presença aqui hoje: Fernando Coura, atualmente afastado em função de sua atuação na Petrobras; Eduardo Ferreira, que o sucedeu no Conselho do Sindiextra; e Gustavo Lanna, parceiro de sindicato. Seguirei contribuindo com o Sindiextra como consultor institucional, dando continuidade a um trabalho que já venho desenvolvendo há bastante tempo”, afirmou.
A presidência passa a ser assumida interinamente por Gustavo Lanna, que destacou a importância da trajetória de Luís para o fortalecimento do setor mineral. Segundo ele, há um reconhecimento amplo pela dedicação e pelo legado construído, com contribuição relevante para a mineração em Minas Gerais. Lanna também ressaltou que Luís continuará atuando na entidade, na área de relações institucionais, apoiando o processo de transição.

De acordo com Lanna, a condução interina deverá ser breve, até a definição de um novo executivo responsável pelas atividades do dia a dia. Ele reforçou ainda a expectativa de uma transição estruturada e consistente, com o apoio de Vianna.
Durante a programação, foram aprovadas as contas relativas ao exercício de 2025 e debatidas iniciativas como a criação do Programa de Patrocinadores Institucionais, voltado a um modelo sustentável de financiamento complementar, e do Programa de Benchmark da Mineração, que reúne empresas associadas para a troca de experiências e boas práticas.
O encontro contou também com a apresentação dos projetos de lei monitorados pelo Sindiextra, conduzida por Paula Aguiar. Atualmente, a entidade acompanha mais de 140 propostas em tramitação no âmbito estadual com impacto direto sobre a atividade mineral. Em fevereiro de 2026, eram 144 proposições monitoradas, número que chegou a 148 em março.
A programação incluiu ainda a apresentação dos novos Comitês de Trabalho e do Planejamento Estratégico para 2026, por Janilson Vaz, da Fundação Dom Cabral, além de uma exposição técnica sobre o tema Reforma Tributária e Competitividade do Setor Mineral, conduzida por Thiago Feital, da gerência de Assuntos Tributários da FIEMG.
Confira as fotos da reunião da Assembleia Geral do Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra) no Flickr do Sistema FIEMG.
Denise Lucas
Imprensa FIEMG