A FIEMG Regional Zona da Mata participou, no dia 5 de agosto, de um encontro institucional promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora e pela Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora (ACEJF), com a presença do presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China, Charles Tang. Realizado na sede da ACEJF, o evento reuniu empresários da cidade e região, representantes de entidades setoriais e autoridades, com o objetivo de debater a internacionalização da economia local e identificar oportunidades de negócios com o mercado chinês.
A FIEMG Regional ZM foi representada por sua presidente, Mariângela Marcon, que também lidera o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Juiz de Fora e Governador Valadares (Sindivest JF-GV). Também marcaram presença os presidentes Flávia Gonzaga (SIA-JF e Centro Industrial de Juiz de Fora), Francisco Campolina (Sindimalhas), Henrique Thielmann (Sinquifar) e Heveraldo Castro (Sindipan-JF).
Abrindo o evento, o presidente da ACEJF, Aloísio Vasconcelos, disse que o encontro representa um marco para o setor produtivo local: “A presença do presidente da Câmara Brasil-China se configura mais um passo estratégico de Juiz de Fora rumo a um relacionamento bilateral próspero”, disse. Segundo ele, a palestra inaugurou uma agenda mensal colaborativa, entre a Prefeitura e as entidades empresariais, focada em temas relacionados ao desenvolvimento da cidade, como: a criação de um calendário consistente de eventos para o Expominas; a melhoria do acesso ao Aeroporto Regional; a definição de uma função estratégica para o Aeroporto da Serrinha, além da a consolidação do Parque Tecnológico de Juiz de Fora como espaço de inovação e atração de empresas.
Em sua fala, a prefeita Margarida Salomão defendeu a atuação integrada entre o poder público e as entidades de classe, como a FIEMG, para impulsionar áreas estratégicas, como infraestrutura logística, inovação e promoção comercial. Ela ressaltou que a aproximação com a China é parte de uma estratégia maior para reposicionar Juiz de Fora no cenário econômico internacional: “Temos o desafio e a oportunidade de transformar Juiz de Fora em uma cidade conectada com os grandes polos mundiais de desenvolvimento. O diálogo com a China abre novas perspectivas para nossos empresários e fortalece nossa capacidade de gerar empregos e atrair investimentos”, afirmou.
Durante sua apresentação, Charles Tang apresentou dados que reforçam a relevância da China para a economia brasileira, lembrando que o país asiático é atualmente o principal destino das exportações nacionais e o maior investidor estrangeiro no Brasil. Ele destacou a importância de compreender a cultura de negócios chinesa, os setores prioritários e as formas de estabelecer parcerias duradouras.
Tang também explicou que a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China pode atuar como ponte para viabilizar relações comerciais, parcerias institucionais e intercâmbios culturais. “Apresentei à prefeita duas cidades chinesas com potencial de cooperação para se tornarem cidades-irmãs de Juiz de Fora: uma de pequeno porte, com cerca de um milhão de habitantes, e outra de médio porte, com cinco milhões”, disse.
A presidente da FIEMG Regional Zona da Mata, Mariângela Marcon, reforçou a importância da pauta: “A China é um parceiro comercial de peso e estratégico, e compreender como estabelecer relações sólidas com esse mercado é fundamental para as indústrias da Zona da Mata. A FIEMG está comprometida em apoiar iniciativas que ampliem as oportunidades de negócios internacionais e fortaleçam a competitividade das nossas empresas”, afirmou.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG