O SENAI José Fagundes Netto realizou, em Juiz de Fora, a formatura da 4ª edição do Programa Trilhas de Futuro. O evento aconteceu nos dias 07 e 08 de agosto, no auditório da Escola SESI Granbery, e reuniu familiares, amigos, professores e autoridades para celebrar a conquista dos alunos.
A divisão da cerimônia em duas noites possibilitou que todos os formandos tivessem seu momento de destaque. No primeiro dia receberam o diploma os alunos dos cursos técnicos em Eletroeletrônica e Manutenção de Máquinas Industriais. Já no segundo dia, a festa foi para os concluintes de Modelagem do Vestuário e novamente de Manutenção de Máquinas Industriais. Ao todo, 91 jovens finalizaram sua jornada de estudos e se preparam para ingressar no mercado de trabalho.
Educação transformadora
Mais que uma cerimônia de conclusão, a formatura representou a realização de sonhos e a abertura de novas oportunidades para os alunos. O Trilhas de Futuro, criado pelo Governo de Minas, em parceria com instituições de ensino de excelência como o SENAI, tem como propósito ampliar o acesso à educação profissional gratuita e de qualidade, garantindo que jovens de diferentes realidades possam construir um futuro sólido através da capacitação.
Durante o evento, foi ressaltada a importância da formação técnica em setores estratégicos para a indústria e a sociedade. Além da qualificação profissional, o programa promove valores como disciplina, dedicação e responsabilidade, competências fundamentais para a vida pessoal e profissional dos formandos.
Mensagens de inspiração
O gerente das unidades SENAI em Juiz de Fora, André Leandro Fonseca Pimentel, destacou a relevância de acreditar nos sonhos e de construir o futuro a partir das escolhas do presente. “Nós somos seres humanos movidos a futuro. Construímos no presente aquilo que entendemos como sendo a escada para chegar ao amanhã. O sonho é parte fundamental desse processo, mas não no sentido de delírio, e sim como desejo, algo a ser buscado, construído no cotidiano, feito passo a passo. A carreira, assim como o sonho, é um horizonte: não é um ponto de chegada, mas algo que nos impulsiona a continuar caminhando”, afirmou.
A presidente da FIEMG Regional Zona da Mata e do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Juiz de Fora e Governador Valadares (Sindivest JF-GV), Mariângela Miranda Marcon, paraninfa das turmas, reforçou o orgulho em apadrinhar os formandos e a relevância da qualificação técnica para transformar vidas e fortalecer a indústria. “Aqui está presente parte de uma juventude responsável, focada, que busca capacitação técnica e tem visão de futuro. O diploma recebido hoje marca o fim de um curso, mas também o início de uma jornada que exigirá resiliência, ética e atualização constante”, disse.
Ela destacou ainda que o SENAI entrega ao mercado profissionais completos e preparados. “Quem se forma em nossa escola tem um diploma sério e é visto como sendo um profissional que vai ter uma expertise, porque o aprendizado transcende o conhecimento técnico, indo para o comportamental, o que ajuda na formação integral do profissional. Esta é uma grande conquista, uma celebração de uma história vitoriosa, porque cada um destes formandos sabe o que passou para chegar até aqui”, afirmou.
Futuro em construção
A cerimônia foi marcada por momentos de emoção: discursos de oradores e paraninfos, o tradicional juramento dos alunos e a alegria das famílias que acompanharam de perto o esforço e a dedicação de cada formando. Para muitos, esse foi o primeiro diploma de nível técnico da família, o que reforça o papel social e transformador do Trilhas de Futuro.
Com a entrega dos certificados, os 91 novos técnicos passam a integrar um seleto grupo de profissionais preparados para atender às demandas da indústria, contribuindo para a inovação e o crescimento econômico da região.
O SENAI reafirma, assim, sua missão de formar pessoas, transformar realidades e impulsionar a indústria mineira, construindo caminhos para um futuro mais promissor para Juiz de Fora e toda a Zona da Mata.
.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG