Foi encerrada nesta sexta-feira (5/09) a etapa de São Paulo da WorldSkills Brasil 2025, maior competição de educação profissional do mundo. Durante cinco dias, a capital paulista e outras cidades do Estado receberam provas presenciais em 17 ocupações técnicas, reunindo jovens talentos de diversas áreas da indústria.
A delegação mineira esteve fortemente representada, com estudantes do SENAI-MG competindo em 16 das 17 ocupações. As disputas foram realizadas em diferentes sedes, incluindo unidades do SENAI Sertãozinho, Ipiranga, Barra Funda e São Caetano do Sul, além de empresas parceiras como Festo, Saint-Gobain e ROMI.
Representando Minas na ocupação #36 Pintura Automotiva, Luiz Guilherme Carvalho destacou a riqueza da experiência de participar da WorldSkills. “Eu acho que conhecimento é o que a gente mais ganha no processo, porque ficamos mais de um ano treinando. Ao longo desse período, aperfeiçoamos muitas práticas e conseguimos atingir o melhor resultado no menor tempo possível”, destacou. No caso dele, a prova foi dividida em nove módulos, entre eles: pintura de paralama, parachoque, portas e capô, além de reparos, polimento e mascaramento do veículo.
Já Guilherme Gama, que participou da ocupação #13 Funilaria, ressaltou como a competição impacta sua vida profissional e pessoal. “A WorldSkills é importante para moldar a gente não só como profissional, mas também como pessoa. Nosso futuro exige competição e é fundamental se preparar desde agora. Profissionalmente, saio daqui um funileiro já formado, que sabe o passo a passo para atuar em uma oficina ou até mesmo para dar aula como instrutor”, disse.
Segundo Ricardo Aloysio, gerente de Tecnologia e Educação para a Indústria do SENAI-MG, a expectativa em relação à participação de Minas nas quatro etapas da WorldSkills Brasil é bastante positiva. “Nesta edição, que é a seletiva para a WorldSkills Xangai, Minas entra com a maior delegação, participando de todas as modalidades possíveis. Estamos presentes em 44 ocupações, com um grupo muito forte e coeso. Nossos competidores são muito bem treinados e contamos com investimentos sucessivos na competição. Além disso, inauguramos um novo Centro de Treinamento de WorldSkills em Minas. Por isso, nossas expectativas são muito boas”, disse.
Ele também destacou o legado da competição para o SENAI-MG. “Parte desse legado é que nós, enquanto SENAI-MG, absorvemos todos os competidores que participam das provas, que são profissionais altamente capacitados, acostumados a lidar com um nível tecnológico avançado em suas áreas e que trazem isso para o SENAI. Além disso, as novas tecnologias utilizadas na WorldSkills também são incorporadas às salas de aula, com atualização de materiais didáticos e capacitação de nossos docentes. Mais relevante que as medalhas é o legado da WorldSkills, que para nós é quase imensurável”, completou.
Próximos desafios
A competição segue agora para Minas Gerais, entre os dias 8 e 12 de setembro, quando quatro unidades do SENAI na Grande BH sediarão provas em nove ocupações, com a participação de competidores de 17 estados brasileiros.
A etapa final será realizada em Brasília, entre 23 e 28 de setembro, e definirá os estudantes que representarão o Brasil na WorldSkills 2026, em Xangai, na China.
A WorldSkills Brasil 2025 conta com patrocínio master da ROMI; patrocínio diamante da FESTO, SCHUNK, ASCONGRAPH, SAINT-GOBAIN; patrocínio ouro da Finder, ISCAR, CNH, John Deere, Lingopass, R&DAMASCO, Exxer; patrocínio prata da Danfoss, Autodesk, ETC Brasil; patrocínio bronze da EAATA Brasil, Mitutoyo, PPG, INDASA; e participação especial da Abicor Binzel, A-H Miniaturas, Quimatic, Betacavi.
Sobre a WorldSkills
Realizada a cada dois anos, a WorldSkills é a maior competição internacional de educação profissional do mundo. O evento reúne jovens talentos para demonstrarem suas habilidades em dezenas de ocupações técnicas e práticas. No Brasil, a organização das etapas nacionais é feita pelo SENAI, responsável por preparar e selecionar os representantes para a disputa global.
Thaís Mota
Imprensa FIEMG