Realizada de 20 a 23 de janeiro, a 4ª Mostra de Móveis de Ubá consolidou-se como um dos principais eventos do setor moveleiro no Brasil. Com um público recorde, a feira aconteceu no Pavilhão de Exposições Irineu Gomes Filho, superou as expectativas e proporcionou um ambiente de negócios dinâmico e inovador, trazendo expectativas otimistas para o setor e contando com a participação de quase 13 mil pessoas. O evento, realizado pelo Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá (Intersind) a cada dois anos, tem como objetivo promover a indústria moveleira da região, fomentar a inovação e fortalecer a marca dos móveis de Ubá como referência de design e alta qualidade.
Reunindo os principais atores do mercado moveleiro do país, a Mostra ofereceu uma plataforma única para apresentação de produtos, tendências e inovações do mercado moveleiro. Com o tema “Conectar para Transformar”, buscou promover a conexão entre móveis, pessoas, ideias, estados e países, impulsionando negócios e inovação no setor. A abertura oficial contou com a presença de lideranças locais e do setor, como o presidente do Intersind, Gilberto Coelho, que destacou a importância da Mostra para fortalecer as parcerias e promover o desenvolvimento da indústria moveleira. “A Feira é um espaço fundamental para conectarmos lojistas, designers, arquitetos e fabricantes, gerando novas oportunidades e impulsionando a economia local”, afirmou.
O prefeito de Ubá, José Damato, também ressaltou o impacto positivo do evento para a cidade. “A Mostra de Móveis é um dos nossos principais eventos e demonstra o potencial de Ubá para atrair investimentos e gerar empregos”, disse. Já Aureo Calçado, ex-presidente do Intersind e diretor da empresa Carolina Baby, destacou a evolução da Mostra a cada edição e a importância de otimizar a infraestrutura do evento. “Como eu já esperava, a Feira está superando a edição anterior. São lojistas do Brasil inteiro e até do exterior. Gente interessada em levar nossos produtos para fora do Brasil”, explica ele.
Gilberto Coelho, presidente do Intersind e diretor da Sallêto Móveis, destacou o aumento significativo da visitação em seu stand: “Percebi um aumento em visitantes no meu stand em relação à Mostra anterior, acredito que cerca de 20% a mais. Conversei com outros expositores e todos ficaram muito satisfeitos com seus resultados”, disse. Leonardo Anacleto, diretor da CEL Móveis e vice-presidente do Intersind, reforçou a importância da feira para fortalecer a marca e gerar negócios: “Vale a pena o investimento de montar um stand na Mostra de Móveis, tanto para fortalecer a marca, quanto para parceria e fechamento de negócios”, afirmou.
A iniciativa se destacou também por seu compromisso com a sustentabilidade, mobilizando a cidade e inspirando um futuro mais verde. Em parceria com a Prefeitura de Ubá, N.A Andrade, ECP e Reciclau, e preconizando fornecedores engajados com a questão ambiental, a Mostra transformou-se em um verdadeiro modelo de evento sustentável. A consultora ambiental Shaista, responsável pelo projeto, destaca: “A 4ª Mostra de Móveis de Ubá vai muito além de apresentar as últimas novidades do setor. É um evento para inspirar e mobilizar a comunidade a adotar práticas mais sustentáveis. Ao optar por soluções sustentáveis, como a coleta seletiva e a utilização de materiais biodegradáveis, estamos demonstrando que a sustentabilidade é um valor fundamental para nós”, disse.
A coleta seletiva, realizada em parceria com a Reciclau, Associação de Catadores de Papelão e Material Reciclável de Ubá, garantiu que todo o material reciclável fosse destinado de forma correta, gerando renda para as famílias de catadores e reduzindo a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários. Além disso, a sinalização educativa presente em todos os espaços da Mostra incentivou os visitantes a adotarem hábitos mais sustentáveis no dia a dia, como a separação do lixo e a redução do consumo.
Com base nos resultados positivos desta edição, os organizadores da Mostra de Móveis de Ubá já iniciam os planejamentos para a próxima feira, buscando aprimorar ainda mais o evento e atender às demandas dos expositores e visitantes.
.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG
Colaboração: Intersind