Visando fortalecer o setor de panificação em Belo Horizonte e região metropolitana, o Sindicato e Associação Panificação e Confeitaria de MG (Amipão), em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Sebrae-MG, realizou nesta quinta-feira (28/11) o Inova Pão 2024 – Intercâmbio de Negócios. O evento aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e reuniu representantes de mais de 50 padarias da Grande BH.
O evento consagrou o encerramento do programa Pão Gestão, criado em 2024 para fortalecer o setor por meio do suporte para micro e pequenas empresas a partir de uma parceria entre a Amipão, IEL, FIEMG Competitiva e Sebrae. Antes disso, o IEL, por meio do FIEMG Competitiva, já atendia o setor com ações voltadas para o desenvolvimento, qualificação de mão de obra e fortalecimento das empresas do setor.
“A iniciativa partiu do IEL quando começamos o FIEMG Competitiva em 2019, atuando junto à Amipão. Isso porque o objetivo principal do FIEMG Competitiva é, por meio da parceria com os sindicatos, levar ações de desenvolvimento demandadas pelas empresas. E, ao longo desses anos, a gente veio trabalhando com um grupo de padarias para trazer mais desenvolvimento e esse ano a gente evoluiu porque unimos forças com o Sebrae”, destacou a coordenadora do projeto Pão Gestão pelo IEL, Ana Carolina Cristiano.
Ao todo, 50 estabelecimentos da Grande BH participaram do programa em 5 meses de capacitações e oficinas presenciais e online sobre liderança, finanças, aperfeiçoamento da gestão operacional e marketing. Na cerimônia de encerramento desse ciclo foram apresentados o plano de trabalho realizado ao longo do programa e alguns cases de sucesso em cada uma das áreas abordadas.
“A gente tem uma característica muito diferente de todos porque somos uma padaria muito pequena, que produz pães sem glúten e sem lactose, e de cara a consultoria nos provou em relação à nossa gestão e expôs muita coisa que a gente não sabia. Também nos auxiliaram com uma visão bastante estratégica a calcular o preço do nosso produto, que é um produto único, mas com diversos sabores. E nos mostrou, a partir do nosso orçamento de produção, como daria pra render mais. E já estamos crescendo muito”, destacou José Mourão, um dos proprietários da padaria Dukanto.
A iniciativa do Pão Gestão teve todo o apoio do presidente da Amipão, Winicius Segantine Dantes, que sempre teve uma grande preocupação com a melhoria da gestão da indústria de panificação. “Para nós é muito importante que o segmento saiba o que está fazendo”, destacou. E completou: “O Pão Gestão foi um grande avanço porque a gente conseguiu resgatar uma história muito interessante do setor porque, a geração seguinte não queria fazer parte do setor e quando se falou em gestão, ela veio. E isso é muito importante”, disse.
O Inova Pão é realizado anualmente e marcou o encerramento deste ciclo do Pão Gestão, promovendo uma oportunidade de intercâmbio de negócios entre empresários e parceiros do setor e a programação contou com palestras, troca de experiências, networking e apresentação de tendências no setor de panificação.
Um novo ciclo do programa deve ser realizado em 2025 e a expectativa, segundo Ana Carolina, é ampliar o número de padarias participantes. “No ano que vem teremos uma segunda edição do Pão Gestão e nossa meta é ampliar o programa para 70 empresas, e a gente vai continuar na linha do trabalho técnico voltado à melhoria do processo de produção e de marketing e de formação de lideranças”, contou.
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Thaís Mota
Imprensa FIEMG