No mês de fevereiro, foi realizado o Demoday do Funil de Inovação Aberta da Anglo American. No evento, foram apresentados os resultados dos projetos de inovação executados em 2023, inclusive os resultados das Provas de Conceito executadas no programa Anglo American Challenge FIEMG Lab.
Em sua 3ª edição, realizada entre maio e dezembro do ano passado, o Anglo American Challenge FIEMG Lab contou com a participação de três startups – BIX Tecnologia, DT Labs (antiga Daedalus) e IndustryCare – que foram desafiadas, por meio de Provas de Conceito, a apresentarem soluções inovadoras em relação aos processos atualmente realizados pela mineradora.
Segundo o especialista em Manutenção da Anglo American e responsável técnico por um dos desafios, Gabriel Nuzzi Romano, o programa trouxe importante troca de experiências para todos os participantes. “Minha jornada no programa de inovação do FIEMG Lab foi verdadeiramente transformadora. O ambiente colaborativo proporcionado permitiu que eu interagisse com mentes brilhantes. Agradeço a oportunidade e que venham novos desafios”, disse.
Já o Chief Product Officer (CPO) da startup IndustryCare, Wagner Neto, destacou que o programa trouxe um aprendizado extra em relação a outras Provas de Conceito, que foi a questão do prazo. “Participar do Anglo American Challenge FIEMG Lab foi muito interessante e mais dinâmico que outras Provas de Conceito, pelo cronograma mais curto; mas que demonstrou, para nós, que podemos trabalhar com mesma quantidade de entregas técnicas e nível de qualidade em um período bem menor, o que pode nos ajudar a encurtar nosso próprio processo comercial”, afirmou.
No mesmo sentido, o cientista de dados da BIX Tecnologia, Lucas Vasconcelos Rocha, afirmou que a experiência foi enriquecedora. “Foi ótima a experiência, uma ótima organização do projeto e com o FIEMG Lab garantindo, o tempo todo, que estamos dentro do cronograma e sem sair do foco do projeto. Essa parte de alinhamento de expectativas com o cliente foi crucial. Normalmente para as startups, quando estão sozinhas com o cliente, é uma etapa bem crítica, mas com o auxílio de um facilitador ajuda bastante”, relatou.
Saiba mais sobre os desafios e os resultados obtidos por meio das Provas de Conceito:
● Desafio: Previsibilidade do desgaste de rolos em correias transportadoras
O desafio proposto tratou da previsibilidade do desgaste de rolos em correias transportadoras e teve como objetivo buscar soluções para a inspeção e o monitoramento dos rolos com o equipamento em operação, garantindo maior confiabilidade na identificação dos desgastes e danos, bem como previsibilidade e otimização da vida útil dos equipamentos.
Neste desafio, a Prova de Conceito foi realizada em parceria com a startup BIX Tecnologia, que desenvolveu um algoritmo para explorar modelos de aprendizado de máquina capazes de mensurar o desgaste da correia. O objetivo era identificar padrões complexos nos dados históricos relacionados às manutenções corretivas e preventivas de rolos, abrangendo informações sobre temperatura, produção e operação da correia transportadora.
Os testes realizados na Prova de Conceito alcançaram uma precisão de 74% na previsão da necessidade de troca do rolo. No entanto, ainda havia uma forte dependência dos dados de temperatura para a análise. Ao longo do projeto, as partes entenderam que esses dados de temperatura que estavam sendo coletados não eram suficientes para seguir com as análises. Entretanto, o trabalho desenvolvido pela startup junto à mineradora resultou em aprendizados significativos, fornecendo insights e compreensão dos padrões de desgaste, além do mapeamento das principais variáveis responsáveis por ele.
A indústria e a startup reconhecem o potencial da solução e identificaram potenciais ganhos para a Anglo American. Em caso de continuidade do projeto, há a possibilidade de reduzir em até 90% o tempo de paradas não programadas da correia transportadora. Além disso, há a oportunidade de ajustar a estratégia e a logística de manutenção com base nos insights adquiridos.
● Desafio: Previsibilidade de vida útil do revestimento refratário das panelas de refino de metal
Este desafio tratou da previsibilidade de vida útil do revestimento refratário das panelas de refino de metal. Nesse caso, o objetivo era buscar por soluções que aumentassem a previsibilidade do desgaste do revestimento refratário, de modo a aumentar o número de ciclos da panela em operação e, consequentemente, reduzir as paradas para trocas. Isso traria um ganho de segurança para os operadores, com redução de exposição aos riscos, bem como diminuição dos custos de manutenção.
Nesse desafio, as Provas de Conceito foram realizadas com a participação de duas startups diferentes, DT Labs e IndustryCare. Na primeira, a startup DT Labs utilizou diferentes sensores para mapear o interior das panelas e identificar diversos pontos do refratário, possibilitando a avaliação do desgaste com base em novos dados coletados. A prova de conceito teve sua hipótese validada, utilizando câmeras de telefone celular como sensores, com o modelo alcançando uma precisão de 1,5 cm.
Os resultados apontaram ainda um ganho potencial para a indústria a partir do aumento do número médio de corridas de conjunto de refratários, que foi de 5% (ou seja, uma corrida); e da economia estimada em R$ 700 mil (dados de 2023) com aumento do número de corridas por panela na planta da Anglo American em Barro Alto (GO).
A outra prova de conceito foi realizada em parceria com a startup IndustryCare e consistiu no desenvolvimento de um modelo de Inteligência Artificial para predição do desgaste do residual refratário a partir da análise dos dados de processo, buscando proporcionar um maior controle e operação das panelas de refino de metal. Para essa PoC, a Anglo American disponibilizou para análise os dados históricos consolidados por ciclo do processo de refino. No entanto, a startup identificou que seria necessário um volume e granularidade maior dos dados, para permitir uma análise mais refinada e o desenvolvimento de uma IA com uma maior precisão na predição.
Diante disso, as equipes buscaram novas possibilidades para seguir com o projeto. Com o conjunto de dados disponível, IndustryCare e Anglo American realizaram a análise de predição dos teores dos elementos químicos do metal ao final do processo de refino, a partir dos dados de processo existentes. A PoC apresentou como ganhos potenciais para a mineradora a facilidade e flexibilidade para construir dashboards e formulários eletrônicos; a agilidade na digitalização e análise de dados manuais da operação; e a melhoria da acuracidade da IA ao trazer mais dados, com uma maior frequência entre os registros.
Anglo American Challenge FIEMG Lab
Com três edições já realizadas, o Anglo American Challenge FIEMG Lab é um programa de inovação aberta realizado entre FIEMG Lab e Anglo American, cujo objetivo é identificar e testar novas tecnologias que atuem na solução dos desafios propostos pela empresa global de mineração diversificada. Para além dos resultados obtidos, nos projetos de inovação aberta entre indústrias e startups, reconhece-se o valor do aprendizado adquirido durante todo o processo. Esse aprendizado não apenas impulsiona o desenvolvimento das soluções, mas fortalece laços que proporcionam uma compreensão mais profunda dos processos internos, promovendo uma colaboração eficaz. Para conhecer outros projetos executados, acesse este link.
Thaís Mota
Imprensa FIEMG