A Câmara da Indústria Automotiva e Mobilidade da FIEMG se reuniu, de forma online, nesta segunda-feira (19/5), para discutir temas relevantes para o setor, com foco nos impactos de medidas internacionais e no cenário atual do mercado automotivo.
A reunião foi conduzida por Fábio Sacioto, diretor regional do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) em Minas Gerais. Ele destacou a importância de manter o setor atualizado frente às constantes mudanças no ambiente tributário e econômico, especialmente em um momento de reconfiguração global das cadeias de produção.
Na sequência, o gerente de Relações Institucionais da Stellantis América do Sul, Roberto Baraldi, levou uma atualização do panorama do mercado automotivo no primeiro quadrimestre de 2025. A análise contemplou os principais indicadores de desempenho do setor e projeções para os próximos meses, diante de um cenário ainda desafiador, mas com oportunidades de crescimento e inovação.
Para finalizar, o consultor tributário do Grupo Stellantis, Gustavo Reis, apresentou uma análise detalhada sobre os reflexos das tarifas recentemente impostas pelos Estados Unidos à importação de veículos e autopeças, além de explicações sobre o regime de “Ex-tarifário”, que reduz temporariamente as alíquotas de importação de bens de capital sem produção nacional equivalente.
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG