Representantes das Câmaras e Conselhos da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) se reuniram nesta sexta-feira (13/12) para o encontro anual dos colegiados que atuam dando suporte às decisões estratégicas da entidade e buscando proporcionar aumento da competitividade e produtividade.
Durante a reunião, o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, destacou a importância da atuação das Câmaras e Conselhos. “É muito importante o papel que vocês exercem de alimentar a Casa para que ela seja o mais assertiva possível no combate que tem que ser feito ou nas mudanças que precisam ser propostas. Tudo isso depende muito do direcionamento de vocês”, afirmou.
Em seguida, o presidente da FIEMG mostrou alguns números da atuação das Câmaras e Conselhos que, até novembro de 2024, fizeram 105 reuniões, enviaram 328 aconselhamentos e realizaram 385 ações. Em 2022, o número de aconselhamentos foi de 150 e, no ano de 2023, as Câmaras e Conselhos fizeram 272 aconselhamentos.
Além disso, o presidente apresentou o balanço de reuniões, aconselhamentos e ações realizadas por cada uma das Câmaras e Conselhos, bem como os principais destaques de cada um. Os presidentes de cada um dos colegiados também falou sobre os desafios e conquistas obtidas em 2024.
Ao final da apresentação, Flávio Roscoe destacou alguns objetivos e metas transversais a todas as Câmaras e Conselhos, tais como: engajar mais os setores e sindicatos para participação das reuniões e discussões das Câmaras; realizar um trabalho de incentivo à adoção de práticas ambientalmente sustentáveis nas empresas; entre outros.
Câmaras e Conselhos
As Câmaras e Conselhos são constituídos para analisar, debater e fazer proposições ao presidente da FIEMG para construção de um ambiente mais adequado à atividade industrial e fortalecer sua participação nas decisões políticas, com base no alinhamento estratégico da federação.
O objetivo é apoiar o processo de decisão, identificar necessidades e propor formas de desenvolvimento. Com isso, tornando as ações e serviços do Sistema FIEMG mais adequados à realidade das indústrias, proporcionando maior agilidade ao atendimento e colaborando para o aumento da competitividade e produtividade industrial.
Ao todo a FIEMG possui 9 Câmaras setoriais. São elas: a Câmara da Indústria Automotiva e Mobilidade, a Câmara da Indústria da Comunicação, a Câmara da Indústria da Construção, a Câmara da Indústria de Energia, Petróleo e Gás, a Câmara da Indústria de Metalurgia, Siderurgia e Mineração, a Câmara da Indústria de Alimentos e Bebidas, a Câmara da Indústria da Base Florestal, a Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios e a Câmara de Obras Industriais
Além disso, a Casa possui 10 Conselhos temáticos: Conselho de Gestão e Competitividade, Conselho de Educação e Treinamento, Conselho de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Conselho de Infraestrutura, Conselho da Micro e Pequena Indústria, Conselho de Relações Internacionais, Conselho de Política Econômica, Conselho de Relações do Trabalho e Gestão Estratégica de Pessoas, Conselho de Tecnologia e Inovação da indústria e Conselho Tributário.
Veja mais fotos do encontro, clicando aqui
Thaís Mota
Imprensa FIEMG