Presidido por Emir Cadar, o Conselho de Infraestrutura da FIEMG se reuniu, no dia 14 de março, para tratar de assuntos de interesse do setor. O evento foi realizado na sede da Federação mineira, em Belo Horizonte, e Cadar ressaltou, na abertura, que o colegiado vem se tornando uma ferramenta do Estado. “Por meio dele, estamos fortalecendo a união entre o setor público e privado. A infraestrutura é um setor muito grande. Minas Gerais depois de muitos anos se tornou um celeiro de obras e nosso grupo tem muito para contribuir para que esse celeiro cresça ainda mais”, ressaltou.
O encontro contou com as presenças de Diogo Prosdocimi e Leandro Rodrigues e Silva, representantes da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). Prosdocimi destacou a importância da parceria entre as esferas pública e privada.
Já Rodrigues e Silva apresentou o planejamento estratégico de transportes – Plano Estadual de Logística e Transportes de Minas Gerais (PELT-MG). “É um projeto que tem uma visão de Estado, não de governo, que ficará de legado para as próximas gestões. É um planejamento de longo prazo, com duração até 2055”.
As ações do PELT-MG podem ser de Empreendimentos, com a agregação de obras e serviços atrelados a um responsável contendo um ou mais tipos de infraestrutura, ou de Iniciativas, que são ações que impactam o sistema de transporte que não sejam obras.
Segundo Rodrigues e Silva, o PELT-MG tem como diferenciais de metodologia: Organização das ações dos diferentes atores e critérios de governança, Planejamento voltado para resultados sociais e econômicos, Simulação e resultados integrados, Aplicação do 5G e o Uso de Big Data e Data Science.
Outra apresentação realizada foi a do projeto Rodoanel, por seu CEO Celso Paes. “É um projeto essencial para Minas Gerais e para a Região Metropolitana de Belo Horizonte”, disse, explicando que o RodoAnel é uma concessão patrocinada por 30 anos, que acabou de conseguir o licenciamento ambiental e está na fase de desapropriação. O investimento total é de R$ 5 bilhões. “O Rodoanel, com seus 100 quilômetros de malha rodoviária e suas cinco alças, irá ligar 11 cidades da RMBH. É um projeto de grande envergadura que impulsionará a mobilidade e a economia na região”, afirmou.
Denise Lucas
Imprensa FIEMG