Seja bovina, suína ou branca, a carne está presente em grande parte das mesas dos brasileiros, sendo uma dos itens mais procurados nos supermercados de todo o país. E, como não poderia ser diferente, o setor foi uma das atrações do Superminas Food Show, realizado de 17 a 19 de outubro no Expominas, em Belo Horizonte.
Considerado o 2° maior evento supermercadista do país, o Superminas Food Show reuniu mais de 50 mil pessoas em 3 dias de evento e esse público pode conhecer de perto, os produtos das empresas associadas ao Sindicato das Indústrias de Carnes, Derivados e do Frio de Minas Gerais (Sinduscarne).
O setor de carnes, em Minas Gerais, tem 557 empresas que geram quase 35 mil empregos. No Superminas, esse importante player supermercadista foi representado pelas marcas Tropeira, Adorar e Gran Filé.
“Eventos como esse aproxima os fornecedores dos clientes, estreitando laços. Com a pandemia, ocorreu um afastamento e a feira é uma grande oportunidade de rever clientes e conhecer novos. Isso tudo de uma maneira muito mineira, por meio de boas conversas”, afirma Dylton Lyzardo Dias, presidente do Sinduscarne. “Desta maneira, esse tipo de iniciativa fortalece o setor, que está cada vez mais valorizado”, disse, contando que nesta edição foram oferecidos minicurso específicos para o setor cárneo.
Felipe Braga, diretor da Tropeira, indústria de Contagem, comenta que a Superminas 2023 veio de forma diferente, com um público sensível à captação, com forte presença do interior e de segmentos diversos, como restaurantes, pizzarias, lanchonetes, mercearias, açougues e supermercados. “As grandes empresas também prestigiaram a feira, desenvolvendo e fechando negócios”, disse, contando que para o evento a Tropeira levou novos produtos. “Foi muito surpreendente e vamos trabalhar firme os contatos realizados, os transformando em negócios efetivos”, afirmou Braga.
Da cidade de Brumadinho vem a empresa Adorar, que processa embutidos, carne suína e derivados. E Leonidas Maciel, diretor adjunto e delegado junto a FIEMG, avalia que a feira de 2023 está mais movimentada e com um público mais qualificado a tomar decisões, gerando assim, mais oportunidades de negócios.
Para Rosano Procópio Duarte, da Gran Filé, também avalia a participação da indústria de Itabira no Superminas é um importante passo para a captação de clientes. “Na edição anterior, fechamos bons negócios aqui e neste, além de novos visitantes, fomos surpreendidos pela procura de clientes do ano passado, em busca da ampliação da cartela de produtos”, disse, afirmando, que o setor de carnes vem colhendo bons resultados do trabalho do Sinduscarne.
Segundo Cristian Kelly M.Ramires, executiva do Sinduscarne, as empresas expositoras do estande da entidade foram selecionadas via edital. “O nosso objetivo é atuar como aceleradores de negócios, trazendo visibilidade para as empresas do setor cárneo”, compartilha ela. “O nosso estande ficou no corredor principal do evento e, devido a sua natureza, atraiu centenas de pessoas durante os três dias de eventos”, disse, destacando, que a iniciativa visa, a além da geração de negócios, oportunizar a troca de conhecimento, de experiência e proporcionar network entre os participantes”, pontua.
Denise Lucas
Imprensa FIEMG