A defesa de interesses e a formação de profissionais para ampliar competitividade das empresas do setor foram abordadas durante reunião da Câmara da Indústria da Comunicação realizada na sede da FIEMG no dia 22 de maio. Na abertura, o presidente da Câmara, Rodrigo Fernandes destacou o aprimoramento que vem sendo Implementado na Defesa de Interesses da indústria de Minas Gerais. ”É um trabalho técnico, especializado e suporte importe para defender as nossas causas”, ressaltou.
Neste sentido, a advogada Silvia de Freitas Xavier da Gerência de Relações Institucionais da FIEMG fez apresentação da área que tem a missão de melhorar o ambiente de negócios e facilitar a comunicação com os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Neste sentido, tem como competências a organização e padronização da atuação, o acompanhamento legislativo e o monitoramento de stakeholders.
Uma de suas principais responsabilidades é identificar e monitorar as proposições legislativas e a formulação de políticas públicas que impactam o setor industrial e a sociedade. O presidente do Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas de Belo Horizonte (Sinejor-BH), Paulo André Nacife, exaltou a importância do trabalho lembrando que pode ser de muita utilidade na defesa dos filiados contra impostos e taxas cobrados indevidamente por alguns municípios.
Educação – A secretária executiva do Conselho de Educação da FIEMG Larissa Matos falou sobre formação profissional e os desafios do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), onde é especialista. Ela interagiu com os presentes, principalmente com os presidentes dos sindicatos da Indústrias Gráficas de Varginha (SINDIGRAV), Ronildo Rodrigues de Oliveira, e de Juiz de Fora (Sindigraf-jf) Sérgio Augusto Picoli, que convidou os presentes a visitarem a escola do Senai em Juiz de Fora, uma das duas especializadas no setor em Minas Gerais e que leva o seu nome.
Também participaram da reunião representantes do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão de Minas Gerais (SERT), do Sindicato das Agências de Propaganda de Minas Gerais (Sinapro-MG); do Sindicato da Indústria do Audiovisual de Minas Gerais (Sindav); do Sindicato das Empresas de Publicidade Exterior de Minas Gerais (Sepex); da Associação das Empresas de Outdoor e Mídia Out Of Home de Minas Gerais (Asdoor); da Cooperativa de Trabalho da Mídia (Cooperasdoor), além de empresários do setor da Comunicação.
Trajano Raposo
Imprensa FIEMG