A palestra “Energia em Transformação: a História Rumo ao Futuro Sustentável” realizada no Imersão Indústria, nesta sexta-feira, 12/4, no Minascentro, em Belo Horizonte, reunindo figuras proeminentes do setor energético para discutir os desafios e oportunidades na transição para uma matriz energética sustentável. Entre os participantes estavam Flávio Roscoe, presidente da FIEMG; Ailton Ricaldoni, presidente do Conselho Técnico Consultivo do CIT/SENAI; Fernando Passalio, secretário de Estado da Secretaria de Desenvolvimento Econômico; entre outros.
Flávio Roscoe destacou a onipresença e a importância fundamental da energia em nossa vida cotidiana. “Muitas vezes a gente não tem a consciência do impacto da energia, todo mundo acha que a energia é luz que acende ou a televisão que liga em casa, mas na verdade o menor consumo de energia é o elétrico da nossa casa. Nós consumimos energia o tempo inteiro. Tudo que a gente consome, precisa de energia para ser produzido. Energia tá em tudo,” afirmou Roscoe.
Por sua vez, Fernando Passalio compartilhou avanços significativos na geração de energia solar e do Etanol em Minas Gerais desde o princípio de sua gestão. “Estamos fazendo hoje para que possamos cumprir no futuro. E acho que estamos no caminho certo”, além disso, o secretário de Estado destacou que “o importante é estar junto da FIEMG, discutindo esse assunto, com o público totalmente qualificado, formador de opinião, e ao ponto de a gente ter que levar essa informação a todos”.
Edvaldo Santana, ex-diretor da ANEEL, defendeu a relevância contínua das hidroelétricas no Brasil. “É uma defesa bem razoável e sustentável, até porque hoje a gente fala que a nossa matriz é a mais limpa. E é mesmo uma das mais limpas do mundo e quem determina tudo isso são as hidroelétricas”, salienta.
Fernando Teixeirense, da ABRACE, salientou a carga econômica da energia nos produtos consumidos. “Nós consumidores comuns pagamos a conta de luz que chega na nossa casa e a gente paga nos produtos que a gente consome. Para vocês terem uma ideia, 30% do litro de leite é energia”, comenta o mediador do painel.
O painel foi encerrado com uma homenagem a Ailton Ricaldoni, que recebeu uma placa em reconhecimento ao seu empenho para o desenvolvimento do setor de energia em Minas Gerais. A placa foi entregue pelo presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, destacando a importância da colaboração e do esforço contínuo para um futuro mais sustentável.
CEMIG amplia participação no Imersão Indústria com debates sobre compliance e sucesso no setor energético
Na sessão “O papel do compliance na cultura organizacional das empresas”, Daniel Lança, Diretor de Compliance da CEMIG, destacou a essencialidade de integrar a ética profunda nas operações diárias das empresas. “Cultura engole a estratégia no café da manhã”, afirmou Lança, enfatizando que as práticas de compliance não são apenas regulamentações a serem seguidas, mas são fundamentais para a construção de uma cultura organizacional sólida baseada em integridade e ética. Juntamente com ele, Flávia Neves Tomagnini, Diretora Jurídica e de Compliance da Empresa AeC Centro de Contato S/A, e Aline Rabelo, Gerente de Compliance da FIEMG, debateram sobre a importância da autoadministração e da cultura ética nas corporações.
No painel “Casos de Sucesso em Energia”, a expertise da CEMIG também foi evidenciada com a participação de Thadeu Carneiro da Silva, vice-presidente de Geração e Transmissão da CEMIG. O painel também contou com Rodrigo Pazzini, Diretor Técnico Comercial da Gasmig; Marco Antônio Branquinho, diretor-presidente da Cedro Têxtil; Rodrigo Ferraz, Sócio-Fundador da Cervejaria Albanos; e Adiéliton Galvão de Freitas, Gerente de Sustentabilidade da CEMIG. Eles compartilharam diversas iniciativas de sucesso e discutiram como a inovação e a sustentabilidade têm sido pilares para o desenvolvimento e crescimento no setor de energia.
Estes debates refletem o compromisso contínuo da CEMIG com a promoção de práticas sustentáveis e éticas no setor energético, sublinhando seu papel como líder na transição para um futuro energético mais sustentável e responsável em Minas Gerais e no Brasil.
O Imersão Indústria é realizado pela FIEMG, pelo SESI e pelo SENAI, com patrocínio máster da Gerdau, Vale, Gasmig, Cemig, Codemge, CNI e ArcelorMittal. O patrocínio ouro é da Herculano Mineração, Sicoob Credfiemg e Sicoob Credminas, Barbosa Mello e Caixa Econômica Federal. O patrocínio prata é da Bemisa, Localiza Gestão de Frotas, Vallourec e IVECO Group. O apoio máster é do Sebrae e apoio da RMMG, Mason Holdings, JMendes, Pfizer, (Re)energisa, Una, IEL e CIEMG.
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG