Com foco em uma educação integral, conectada às novas tecnologias e às necessidades atuais do mercado de trabalho, o Serviço Social da Indústria (SESI) inaugurou, nesta terça-feira (19/8), a nova estrutura da Escola SESI Barreiro, em Belo Horizonte.
A unidade, agora localizada na Rua Madre Paulina, nº 126, no bairro Diamante, conta com mais de 4.500 m² de área construída em um terreno de mais de 9.400 m². A nova estrutura inclui 32 salas de aula, auditório, biblioteca, laboratórios de ciências e química, salas específicas para música, teatro, artes, robótica, espaço maker, além de quadras, ginásio e áreas externas voltadas ao lazer e à prática esportiva. A capacidade de atendimento foi ampliada para 1.935 estudantes.
A escola, que já atendia alunos do ensino fundamental I e II e do ensino médio, passará a oferecer também a educação infantil a partir de 2026.
Durante a cerimônia de inauguração, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Flávio Roscoe, destacou o papel estratégico da educação na agenda de desenvolvimento da indústria mineira. “A formação de pessoas é o que sustenta o crescimento da indústria. Ao investir em escolas como essa, oferecemos não apenas infraestrutura, mas um projeto pedagógico alinhado ao futuro do trabalho e às transformações da sociedade”, afirmou. Guilherme Abrantes, 1º diretor financeiro da FIEMG, gestor do SESI/MG e presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados no Estado de Minas Gerais (SILEMG), também participou do evento, ao lado de agentes públicos e empresários.
Para o superintendente do SESI e diretor regional do SENAI em Minas Gerais, Christiano Leal, a nova escola reforça o compromisso da instituição com uma educação de excelência. “Esta é uma entrega que une tradição e inovação. A unidade SESI Barreiro foi pensada para oferecer uma experiência de aprendizagem moderna, tecnológica, com ambientes criativos e integradores, que favorecem o protagonismo dos alunos”, disse.
A gerente da unidade, Regiane Lacerda, ressaltou a importância da nova estrutura para toda a comunidade escolar. “É um momento histórico para a escola e para o Barreiro. Mais do que um novo prédio, estamos entregando um espaço pensado para acolher, inspirar e transformar a vida dos nossos estudantes”, destacou.
Lidiane de Souza Monteiro, secretária municipal adjunta de Educação de Belo Horizonte, também celebrou a chegada da nova unidade ao Barreiro. “A nova estrutura da Escola SESI no Barreiro representa um avanço significativo para a região e reafirma o papel da educação como base para o desenvolvimento humano e social de Belo Horizonte’’, ressaltou.
Ainda durante a cerimônia, integrantes do ‘’Poetas de Cor’’, grupo formado por alunos da unidade dedicado à arte poética, realizaram um homenagem ao presidente da FIEMG, Flávio Roscoe.
Com 37 anos de atuação na região, a Escola SESI Barreiro é reconhecida por sua contribuição à formação de jovens na capital mineira. Em 2024, por exemplo, a unidade conquistou o selo internacional Showcase School, concedido pela Microsoft, que reconhece instituições educacionais inovadoras no uso de tecnologia para a transformação do ensino.
Todas as informações sobre a escola estão disponíveis neste link.
Clique aqui e confira vídeos da cerimônia de inauguração, além de sonora do presidente da FIEMG, Flávio Roscoe.
Caio Tárcia
Imprensa FIEMG