Maior salão de negócios de moda da América Latina, o Minas Trend também é uma grande vitrine do segmento no país. E o que se viu pelos corredores da 34ª edição, realizada de 21 a 23 de outubro, no BH Shopping, foram coleções que trouxeram o retorno do maximalismo nos acessórios, a valorização do ‘hand made’ e a tendência da estampa de animais nos calçados, que prometem ditar as tendências do outono/inverno 2026.
“O Animal Print vai dominar os calçados, sejam as botas, tênis ou sandálias. É uma tendência que continua em alta, trazendo modelos ousados e sofisticados e, ao mesmo tempo, super versáteis. Vi uma grande variedade de estilos e padrões, com diferentes acabamentos e combinações, que vão dar aquele toque especial aos looks de inverno”, analisa a consultora de moda e embaixadora oficial do Minas Trend, Lu Normanha.
Outra grande tendência que promete ser sucesso no outono/inverno 2026 é o maximalismo nos acessórios. “Depois de um período de minimalismo, o maximalismo ressurge com força total, trazendo peças ousadas e cheias de personalidade. E isso não se limita apenas aos acessórios, mas também em roupas, com os bordados e crochês como elementos-chave, especialmente no trabalho artesanal, que está bem presente em todas as coleções”, observa a consultora de moda.

A valorização do feito à mão, aliás, se mostrou muito presente nesta edição, tanto nas roupas, quanto em acessórios, como as bolsas. “As marcas mostraram um forte compromisso com o trabalho artesanal e investiram bastante em peças que celebram as tradições, mas com um olhar contemporâneo. É uma tendência que reflete a preocupação com a sustentabilidade, tendo muitos itens produzidos a partir de materiais reciclados, que reforçam a importância do consumo responsável e de boas práticas com o meio ambiente”, afirma Lu Normanha.
“Acredito que a 34ª edição do Minas Trend tenha mostrado uma forte conexão entre o estilo e a consciência. São coleções ousadas e sustentáveis, que certamente irão marcar o outono/inverno de 2026 de forma única e inovadora”, completa.
34ª edição
A 34ª edição do Minas Trend recebeu, durante três dias, mais de 5 mil visitantes e 1.500 lojistas de todo o país, além de contar com a participação de 150 marcas e 203 estandes, que movimentaram R$ 33 milhões em negócios.
O evento é uma realização da FIEMG, por iniciativa de sua Câmara da Indústria de Insumos e Transformação do Vestuário, Calçados e Acessórios, e suas entidades SESI e SENAI, com patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e apoio máster do Sebrae Minas.

Imprensa FIEMG