A FIEMG parabeniza o Desembargador do TJMG José Afrânio Vilela, escolhido nesta quarta-feira pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, como novo Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Com trajetória na magistratura irretocável e exemplar, a Federação acredita que o novo Ministro contribuirá para uma Justiça cada vez mais eficiente e produtiva. Com essa decisão, o nosso estado terá no STJ mais um representante referência para nós mineiros.
Afrânio Vilela recebeu 26 votos e foi eleito pelo pleno do STJ para integrar uma lista quádrupla, formada por Desembargadores estaduais que concorreram a uma vaga de Ministro do Tribunal.
Nascido em Ibiá, no Alto Paranaíba, o Desembargador tem 62 anos, sendo 35 deles dedicados à magistratura com correção e competência. Ele é formado pela Universidade Federal de Uberlândia e pós-graduado em Gestão Judiciária pela Universidade de Brasília
Afrânio Vilela acumula relevantes serviços prestados ao Judiciário e ao serviço público, com atuação nas Comarcas de Resende Costa, Bom Sucesso, Contagem e Belo Horizonte. Em 2005, ele foi promovido ao cargo de Desembargador do TJMG e, no biênio 2018/2020, foi eleito 1º vice-presidente da Corte Mineira.