A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) participa até a próxima quinta-feira (05/06) da Missão Comercial Brasil-Chile 2025, em Santiago, no Chile – uma iniciativa estratégica para o fortalecimento das relações comerciais entre os dois países.
Representando a FIEMG, o coordenador de Certificação Internacional Renato de Oliveira Ferreira da Silva, participou nesta terça-feira (03/06) de um seminário com representantes da SOFOFA (Sociedade de Fomento Fabril do Chile), da Embaixada do Brasil no Chile, da Subsecretaria de Relações Econômicas Internacionais (SUBREI), do Serviço Nacional de Aduanas do Chile, além de especialistas da CNI, que contou com diversos painéis sobre perspectivas e oportunidades com o Chile e autocertificação de origem. Também participou, juntamente com as indústrias mineiras presentes na missão, de duas rodadas de negócios com empresas chilenas.
A missão está focada nos setores metalmecânico, plástico, borracha, automotivo e de partes e peças, e visa estimular parcerias, acordos comerciais e intercâmbio de conhecimento sobre as novas exigências do comércio bilateral, incluindo o novo regime de origem e o sistema de autocertificação entre os países.
A programação inclui ainda visitas técnicas às empresas Termia e Vulcaflex, esta última sendo um exemplo de empresa mineira que se consolidou com sucesso no mercado chileno, demonstrando a capacidade de inovação e expansão internacional da indústria brasileira.
A Missão Comercial Brasil-Chile 2025 é liderada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), e realizada em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Conta ainda com a colaboração da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).
Sobre a ApexBrasil
A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.Para alcançar os objetivos, a agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
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Imprensa FIEMG