A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e o Governo Britânico realizaram nesta segunda-feira (9/09) a rodada de negócios Grã-Bretanha Meet the Buyer | UK-Brazil Mining Mission, com a presença de representantes de empresas britânicas que oferecem as melhores soluções e produtos para o setor da mineração.
O evento foi conduzido pela diretora de Relações Governamentais e Comércio no Consulado Britânico em Belo Horizonte, Maria Bueno Barbosa, que abriu o evento. “Essa iniciativa hoje visa promover a interlocução entre as empresas britânicas e as empresas de Minas Gerais e do Brasil, sobretudo em inovação e práticas responsáveis no setor. Esse primeiro evento tem como objetivo promover oportunidades de negócios entre empresas britânicas e empresas de mineração que atuam no Brasil”, destacou.
Além dela, o presidente do Sindicato da Indústria de Cal e Gesso no Estado de Minas Gerais e primeiro diretor e vice-secretário da FIEMG, Rodrigo Rezende Simões, deu as boas-vindas às empresas participantes. “Iniciativas como essa são de extrema importância para estreitar o relacionamento entre as entidades e as relações comerciais e de investimento entre Brasil, Minas Gerais e o Reino Unido”, destacou.
Ele também apresentou um pouco da atuação da FIEMG no Estado de Minas e destacou a promoção de rodadas de negócios como uma dessas frentes. “Uma das formas de atuação é promovendo conexões de relevância entre as indústrias do nosso Estado com empresas e autoridades, compradores, fornecedores, e tomadores de decisão de mercados internacionais”, disse.
Em seguida, o diretor executivo de Comércio e Investimento do governo Britânico no Brasil, Martin Whalley, também deu boas-vindas às empresas participantes e destacou que o objetivo da rodada de negócios era reunir fornecedores britânicos e grandes mineradoras de Minas Gerais e do Brasil. Ele destacou ainda que o setor mineral é fundamental para a economia brasileira e que algumas tecnologias britânicas podem agregar valor à indústria brasileira. “Nosso objetivo é simples: criar conexões, fomentar parcerias e fechar novos negócios que sejam benéficos para ambos os lados”, afirmou.
O evento aconteceu na sede da FIEMG e promoveu diversas reuniões individuais de matchmaking entre as empresas britânicas e empresas de mineração que atuam no Brasil. Participaram do encontro, as empresas britânicas: Concrete Canvas; Goodwin Pumps; Aggreko; Minviro; Wardell Amstrong International; R&M Electrical Group Ltd; Earthwords; e BT Grou.
Veja mais fotos da rodada de negócios Grã-Bretanha Meet the Buyer | UK-Brazil Mining Mission, clicando aqui.
Parceria Reino Unido – Brasil
Brasil e Reino Unido estão ampliando sua colaboração em mineração, com Minas Gerais se destacando como um centro de atividades chave. Recentemente, o Serviço Geológico do Brasil e o Serviço Geológico Britânico assinaram um acordo para pesquisas sobre minerais críticos e gestão de recursos hídricos. Minas Gerais também foi o local de um workshop sobre o potencial econômico do lítio, destacando seu papel na transição energética.
A Anglo American, empresa britânica, anunciou R$ 4,4 bilhões em investimentos no estado até 2025. Além disso, a Vale e a Anglo American formaram uma parceria estratégica para o complexo Minas-Rio, e um projeto setorial para a descarbonização da mineração foi lançado com a adesão de 11 mineradoras, apoiado pelo Governo Britânico. Essas iniciativas ressaltam a importância de Minas Gerais na parceria com o Reino Unido, especialmente no setor mineral e em sustentabilidade.
Thaís Mota
Imprensa FIEMG