Na manhã de quinta-feira (11) aconteceu o segundo dia do Fórum Invest Vale do Rio Doce, um evento voltado para o desenvolvimento econômico do Leste mineiro. Realizado no Teatro Atiaia, o encontro já está em sua segunda edição, sendo considerado o principal evento para discutir oportunidades de investimento na região.
O evento atraiu uma diversidade de participantes, incluindo empresários, prefeitos, secretários e líderes locais. A secretária de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Socorro Bretas, destacou a importância das palestras técnicas oferecidas durante o Fórum. “O Fórum Invest ajuda o empresariado local e o que está querendo vir para a região a saber mais sobre o que eles podem conseguir de benefício para se instalarem aqui”, afirmou a secretária.
O coordenador-geral de Incentivos e Benefícios Fiscais e Financeiros da Sudene, Sílvio Carlos do Amaral, trouxe em sua palestra uma visão geral sobre a atuação da Sudene. “Nós atuamos em 2.074 municípios, 249 aqui em Minas; destes, só uns 40 e poucos têm incentivos, ou seja, têm um potencial muito grande. Este Fórum é importante para a região para podermos explicar para as pessoas que não é difícil acessar os benefícios. Nós estamos lá na Sudene à disposição das empresas para apoiar e orientar sobre como ter acesso a eles”, ressaltou.
Banco do Nordeste
O gerente do Banco do Nordeste, Carlos Nunes, expressou a relevância do evento como plataforma para discutir maneiras de melhorar as condições de vida na região. “Eu costumo dizer que as pessoas precisam entender como usufruir do Banco do Nordeste da melhor maneira possível. Porque emprestar dinheiro é fácil. O difícil é a gente conseguir a transformação. E este é o nosso objetivo: transformar a região, e o banco não consegue fazer isso sozinho”, enfatizou.
Valorização e promoção do potencial de GV e região
Para os participantes, como o empreendedor Euller Marra, o evento representou uma oportunidade única de valorizar e promover o potencial de Governador Valadares e região. “Valadares é uma cidade mundialmente conhecida, mas, às vezes, não é conhecida por aquilo que ela tem de melhor. Então esse evento foi um divisor de águas, com os governos federal e estadual se mostrando abertos para trazer o que têm de melhor e valorizar a nossa cidade”, afirmou o empresário.
O evento ainda teve um painel Regional da Indústria Mineira – Rio Doce, apresentado pelo agente de Relações com Mercado da Federação Jhonathan Maciel Mercês. “O Vale do Rio Doce possui um potencial econômico vasto, com atrativos fiscais e com localização estratégica devido sua malha rodoferroviária. Portanto, arquitetar, projetar o desenvolvimento sustentável para um, cinco, dez, vinte anos, se faz necessário com a união de esforços entre poder público, empresários, instituições, potencializando assim o crescimento econômico da regial. Um dos pilares que favorece de forma contundente este processo é investir em qualificação da mão de obra local, que não apenas beneficia os indivíduos, ampliando suas oportunidades de emprego e renda, mas também impulsiona o desenvolvimento econômico como um todo, aumenta a produtividade da indústria, potencializa e atrai investimento e estimula o crescimento de novos empreendimentos”, disse.
Com informações do Diário do Rio Doce