O governador Romeu Zema participará, a partir do dia 4 de novembro, da Missão China, organizada pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). O objetivo da iniciativa é levar empresários mineiros, lideranças sindicais e autoridades governamentais para conhecer o mercado chinês, buscar fornecedores e investimentos e ampliar a presença de produtos mineiros no mercado internacional.
Além do governador, vão compor a delegação mineira os secretários de Estado da Casa Civil, Marcelo Aro, e de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, e o presidente da Invest Minas, João Paulo Braga. Uma comitiva de parlamentares mineiros, além da prefeita de Vespasiano, Ilce Rocha, também participarão da Missão.
Já a delegação empresarial é formada por 42 industriais dos setores de extrativismo e mineração, alimentos e bebidas, máquinas e equipamentos, construção civil e metal mecânica.
A missão acontecerá entre 4 e 8 de novembro e conta com capacitações empresariais, visitas técnicas a indústrias chinesas e a participação na China International Import Expo (CIIE), considerada a maior feira de importação do país. Além disso, a programação prevê ainda a realização do Brazil China Business Forum, voltado aos participantes da missão e empresários chineses cujo objetivo é discutir temas fundamentais para as relações comerciais e econômicas entre os países, visando oportunidades de negócios e networking.
Além do fórum, a FIEMG também promoverá durante a Missão China o jantar “The Bearer of The Future”, que vai homenagear um empresário mineiro comprometido em desenvolver soluções sustentáveis para garantir o amanhã.
A Missão é uma realização da FIEMG e tem patrocínio máster da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), patrocínio ouro da CBMM, J. Mendes e Vale e patrocínio prata da Anglo American.
Missão China
Essa é a segunda edição da Missão China, que aconteceu pela primeira vez no ano passado e trouxe importantes retornos aos empresários que participaram. Na ocasião, a FIEMG levou ao país asiático uma delegação composta por 185 empresários mineiros, parlamentares e o governador Romeu Zema.
Ao todo foram realizadas 15 visitas técnicas, além da participação na China International Import Expo (CIIE), considerada uma das dez maiores feiras multissetoriais do mundo. O saldo foram investimentos da ordem de R$800 milhões para Minas e o anúncio da instalação de unidades de quatro empresas chinesas no Estado.
Thaís Mota
Imprensa FIEMG