O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) concluiu nessa quarta-feira (19/12) a 18ª turma do Programa Desenvolvimento de Conselheiros em um evento no formato on-line que reuniu alunos, professores e profissionais que conduzem o curso. Lançada em 2019, a iniciativa tem o objetivo de promover a discussão sobre a efetividade do papel dos conselheiros, aprimorando a prática da gestão eficaz, baseada nos princípios da transparência, equidade e responsabilidade corporativa e já formou mais de 600 pessoas que diferentes segmentos profissionais.
A gerente de Educação Executiva e Hub de Carreiras do IEL, Rejaine Almeida, parabenizou os discentes pela conclusão do curso e os docentes pelo trabalho de excelência desenvolvido ao longo do programa. Rejaine Almeida lembrou ainda da presença expressiva de mulheres, chegando a 70% nas últimas turmas, e da diversidade de participantes, o que, segundo a gestora, contribuíram para o debate de ideias e a troca de experiências. “Não é só uma questão de quantidade, mas de propósito, que é melhorar o ambiente de negócios por meio da governança corporativa”, observou. Para Rejaine, a educação continuada é fundamental para qualificação dos conselhos de administração das empresas.
Orador dos docentes, o presente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Minas Gerais (Siamig), Mário Campos, parabenizou também os alunos e os professores pelo programa e enalteceu o IEL por ter alcançado a marca de mais 600 conselheiros formados. Campos considera que a governança corporativa fomenta o relacionamento mais estratégico entre as organizações e os seus stakeholders.
Sara Toshie Sato, advogada da Federação das Câmaras de Dirigentes e Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG) foi a oradora da turma e elogiou qualidade do curso, sobretudo os conteúdos abordados, os debates gerados e a participação dos professores. Durante o evento houve também a entrega simbólica de certificados para discentes e docentes.
Durante o curso, os alunos visitaram o Centro de Treinamento de Desenvolvimento da Indústria 4.0 do SENAI (Centro 4.0), localizado em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e o Centro de Inovação e Tecnologia (CIT SENAI), no bairro Horto, na capital. Além disso, os conselheiros apresentaram os trabalhos de conclusão do progrrama no formato Bord Case, a partir de um caso real.
Clique aqui e veja mais fotos do evento.