O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e a Fundação Renova fizeram uma reunião online na última quinta-feira (4/07) para dar início ao projeto de Fortalecimento de Cooperativas e Associações de Municípios da Bacia do Rio Doce em Minas e no Espírito Santo. Participaram do encontro representantes da Fundação Renova, da área comercial da FIEMG e da Gerência de Consultoria para Negócios do IEL.
A iniciativa foi contratada pela Fundação Renova e será executada pela Gerência de Consultoria para Negócios do IEL com o objetivo de prestar consultoria para 20 associações e cooperativas da Bacia do Rio Doce a serem selecionadas. A proposta é fortalecer essas instituições nas áreas de gestão, por meio da aquisição de insumos, equipamentos e matéria-prima, além da formalização das associações informais.
O projeto terá início neste mês, terá duração de dois anos e contará com as seguintes etapas:
(i) planejamento e execução de chamada pública para sensibilização, plano de comunicação e seleção com definição de critérios;
(ii) serviço de consultoria para 20 associações e cooperativas, com foco em gestão de negócios, marketing, compras de insumos e formalização da instituição, quando necessário;
(iii) implementação das soluções e aquisição de insumos, equipamento ou matéria prima.
Além disso, o IEL irá prover apoio técnico às associações e cooperativas ganhadoras para produção da documentação necessária para as prestações de contas a serem apresentadas à Fundação Renova, além de atuar como gerenciadora na implementação dos projetos no território e monitorar a execução física e financeira destes.
Poderão participar da chamada pública todos os municípios impactados pelo rompimento da barragem de Fundão (localizada no município de Mariana), em novembro de 2015. São eles: Mariana, Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado, Rio Doce, Sem Peixe, Rio Casca, São Domingos do Prata, São José do Goiabal, São Pedro dos Ferros, Raul Soares, Dionísio, Marliéria, Córrego Novo, Pingo D Água, Timóteo, Bom Jesus do Galho, Caratinga, Ipatinga, Ipaba, Santana do Paraíso, Bugre, Belo Oriente, Naque, Iapu, Sobrália, Periquito, Fernandes Tourinho, Alpercata, Governador Valadares, Galileia, Tumiritinga, Conselheiro Pena, Resplendor, Itueta, Aimorés, Baixo Guandu, Colatina, Marilândia, Linhares e a comunidade de Barra do Riacho, em Aracruz/ES.
Thaís Mota
Imprensa FIEMG