O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) deu início nessa segunda-feira (21/8) à 17ª turma do Programa de Desenvolvimento de Conselheiros. Nos próximos três meses, profissionais de diferentes setores econômicos e líderes sindicais terão a oportunidade de estabelecer conexões, trocar experiências e acessar conteúdo teórico e participar de atividades práticas.
O propósito do curso é promover a discussão sobre a efetividade do papel dos conselheiros, aprimorando a prática da gestão eficaz, baseada nos princípios da transparência, equidade e responsabilidade corporativa. Nessa direção, o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, disse durante o lançamento da nova etapa do programa, que “a iniciativa foi concebida em 2019 visando também melhorar o nível de governança corporativa no segmento empresarial em Minas Gerais”.
Mais uma vez, Roscoe lembrou os discentes sobre a importância do feedback sobre o curso à gerência de Educação Executiva do IEL para o aprimoramento contínuo do programa. “Essa iniciativa tem sido muito bem sucedida e isso se deve à colaboração dos participantes e à troca de experiências entre professores e alunos.
O superintendente regional do IEL em Minas, Gustavo Macena, enfatizou que a colaboração e as impressões dos discentes sobre o curso são fundamentais para melhorá-lo a cada nova edição. Macena considera que “as vivências profissionais, o conhecimento dos participantes e a expertise dos professores enriquecem esse programa e o tornam entre os melhores do país”.
“O nosso intuito é que, ao final do curso, os alunos estejam aptos para a acelerar o futuro da indústria no papel de conselheiro de administração”, disse.
Gerente de Educação Executiva e hub de carreiras do IEL, Rejaine Almeida, falou sobre o perfil da 17ª turma, destacando, sobretudo, a participação expressiva de mulheres, que representam quase 50% do grupo. Os participantes atuam em diferentes setores econômicos, como indústria, comércio, educação, financeiro, setor público, construção civil, agroindústria e outros. Além de Minas, há alunos dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Santa Catarina e Pará.
O professor da disciplina Estratégia e Monitoramento de Resultados, Marco Antônio Pires, explicou como será a atividade prática de encerramento do programa. Chamado de bord case, o trabalho será elaborado em grupos, a partir de uma problemática real. “Nós elegeremos um caso que vai ser do conhecimento de todos, importante e multidisciplinar em que vocês vão poder aplicar o conhecimento adquirido no programa”, disse aos alunos.
Clique aqui e veja mais fotos do lançamento da 17ª turma
Rafael Passos
Imprensa FIEMG