O Centro de Inovação e Tecnologia (CIT SENAI) e o Centro de Desenvolvimento da Indústria 4.0 (Centro 4.0) foram palco da Imersão Pós-graduação EaD MBI Automotiva 4.0, realizada nos dias 1 e 2 de dezembro. O evento, que faz parte do curso de MBI em Automotiva 4.0, teve como objetivo capacitar profissionais para atuarem na indústria do futuro.
O curso de MBI em Automotiva 4.0 adota uma abordagem pedagógica que combina ensino à distância, aulas online, suporte técnico e ambiente virtual de aprendizagem personalizado. Além disso, o programa inclui imersões presenciais, como a realizada nesses dois dias, para proporcionar experiências práticas e enriquecedoras aos participantes.
As imersões presenciais se concentraram em três tipos de atividades práticas:
Práticas hands on: Os participantes puderam aplicar os conceitos e habilidades aprendidos no curso por meio de exercícios, experimentos e projetos relacionados ao setor automotivo.
Atividades em grupo: Com o objetivo de fomentar o aprendizado coletivo, essas atividades envolveram discussões em grupo, estudos de caso e projetos em equipe. Elas visam estimular a colaboração, liderança e o compartilhamento de conhecimento entre os participantes.
Desafios: Os desafios propostos durante a imersão têm o intuito de estimular o pensamento crítico, a criatividade e a capacidade de adaptação dos alunos diante de situações reais e desafiadoras. Eles podem incluir a resolução de problemas complexos, a aplicação de tecnologias inovadoras e a tomada de decisões estratégicas relacionadas ao contexto automotivo 4.0.
Thales Calmon, especialista do Departamento Nacional do SENAI, ressaltou a contribuição da imersão para fomentar a inovação como parte do plano estratégico das empresas. “É muito bacana a gente conseguir trazer a experiência da Rede SENAI de Inovação para conseguir contribuir para essas empresas, que estão sempre tão focadas em produção”, disse.
Já o analista responsável pela Operação do MBA Automotivo, Kalvin Fischgold, destacou a experiência única de networking proporcionada pela Imersão, que conecta pessoas de diferentes empresas e entidades do Sistema S, fortalecendo as relações e o compartilhamento de conhecimento.
“Eles saem daqui realizados, motivados e com muita força e energia para poder criar, elaboras, pensar e desenvolver projetos inovadores, que vão mudar não apenas suas empresas, mas todas as outras que compõe esses grupos de projetos aplicados”, analisou Fischgold.
Para Marcos Vinicius do Espírito Santo, pesquisador em Tecnologia no CIT SENAI, enfatizou as competências do CIT SENAI para desenvolver projetos alinhados com as novas legislações e tendências do mercado automotivo. “Dentro da infraestrutura existente e dos investimentos que estão sendo feitos, nós temos competências para desenvolver projetos que estão alinhados com as novas legislações voltadas para emissões veiculares, que já estão válidas e entram em vigor em breve, assim como as novas tendências do mercado”, concluiu o pesquisador.
A Imersão MBI Automotiva 4.0 representa um passo importante na capacitação de profissionais para a indústria do futuro, preparando-os para os desafios e oportunidades que a automação e a tecnologia 4.0 oferecem.
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG