A unidade da Aperam South America em Timóteo (MG) recebeu, no dia 12 de novembro de 2025, representantes do IEL/FIEMG e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) para uma visita técnica ao Projeto Ecofinos, iniciativa que tem se destacado pela aplicação de princípios de economia circular na indústria do aço.
A auditoria permitiu acompanhar todas as etapas do processo, que reaproveita finos de minério de ferro em substituição ao minério granulado e à carepa tradicionalmente utilizados na Aciaria. A mudança operacional eliminou completamente a necessidade de secagem externa do material – uma inovação que, além de melhorar o desempenho da produção, gerou ganhos ambientais, operacionais e financeiros, sem exigir investimentos adicionais. O resultado foi alcançado por meio da forte integração entre as equipes internas, reforçando o compromisso da empresa com eficiência e sustentabilidade.
A iniciativa contribui diretamente para a redução da compra de matérias-primas virgens, diminui a exploração de recursos naturais e apoia a mitigação de emissões, com mais de 1.800 toneladas de CO₂ evitadas desde sua implantação. O Ecofinos está alinhado às metas ambientais da Aperam para 2030 e aos princípios do Programa Aliança Ambiental Estratégica, parceria entre IEL/FIEMG e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) que busca reconhecer boas práticas ambientais e de inovação industrial.
“A visita dos representantes do IEL/FIEMG e da SEMAD foi uma excelente oportunidade para demonstrar a aplicação da nossa estratégia de circularidade de coprodutos na fabricação dos aços, sendo apresentado o projeto Ecofinos ASA. Na Aperam, avançamos com projetos que unem inovação, eficiência e sustentabilidade ambiental. Estamos comprometidos com a descarbonização e com a redefinição de como produzimos, consumimos e reutilizamos recursos, liderando uma verdadeira mudança na cadeia de valor”, afirmou Filipe Soares Pontes, da Aperam South America
Durante a visita, a equipe da SEMAD também destacou a relevância do projeto para a agenda ambiental do Estado, reforçando seu papel como exemplo de economia circular aplicada à siderurgia.
“O projeto demonstrou ser um exemplo de economia circular aplicada à siderurgia, evidenciando a conversão de coprodutos em insumos e a busca contínua por processos mais sustentáveis. As ações implementadas já resultam em ganhos financeiros significativos. Contudo, ainda mais relevante é o benefício ambiental proporcionado pelo projeto, que contribui diretamente para a diminuição da exploração de recursos naturais”, disse Ana Angélica Castro, analista Ambiental da SEMAD.
A próxima etapa do processo será a validação pela banca técnica do IEL/FIEMG e da SEMAD, seguida do reconhecimento formal com a entrega do Selo Aliança Ambiental Estratégica, certificação concedida a projetos que comprovam excelência ambiental e contribuição efetiva para a sustentabilidade industrial.
Imprensa FIEMG