IoT (Internet of Things em inglês) para aumentar a eficiência e a produtividade foi tema de uma palestra nesta quinta-feira (11/4), no segundo dia da 1a de 2024 do Imersão Indústria. O evento mais importante do setor produtivo mineiro é realizado no Minascentro, em Belo Horizonte.
A gerente de projetos de Telemetria na Localiza&CO, Leticia Silveira, foi quem falou sobre assunto e, logo no início da apresentação, ela destacou que a pandemia de covid-19 acelerou alguns processos em que IoT, sigla para internet das coisas, em dispositivos e sensores interconectados coletam e compartilham dados.
Letícia Silveira citou algumas etapas para gestão de IoT em processos e serviços que englobam validação, interpretação e escala de dados, mapeamento de problemas e produto viável mínimo. Esse último, da sigla MVP do inglês minimum viable product, representa o desenvolvimento da versão mais simples e enxuta de um produto que antecede a proposta principal de valor.
A gerente considera que a IoT é um dos “motores” da chamada indústria 4.0 e pode ser aplicada em processos envolvendo governança corporativa, ESG, eficiência de produtividade relacionamento com o cliente. “A tecnologia nos permite captar dados, analisa-los tomar decisões”, opinou, acrescentando que os processos de IoT devem ser acompanhados de plano de contingência para mitigar eventuais falhas.
Por fim, a palestrante citou alguns serviços da Localiza&CO que utilizam a IoT embarcada. Com uma frota de 700 mil carros, a companhia adota a internet das coisas, por exemplo, no rastreamento e comportamento de veículo, locação e retirada de veículos de agências.
O Imersão Indústria é realizado pela FIEMG, pelo SESI e pelo SENAI, com patrocínio máster da Gerdau, Vale, Gasmig, Cemig, Codemge, CNI e ArcelorMittal. O patrocínio ouro é da Herculano Mineração, Sicoob Credfiemg e Sicoob Credminas, Barbosa Mello e Caixa Econômica Federal. O patrocínio prata é da Bemisa, Localiza Gestão de Frotas, Vallourec e IVECO Group. O apoio máster é do Sebrae e apoio da RMMG, Mason Holdings, JMendes, Pfizer, (Re)energisa, Una, IEL e CIEMG.