Obras de melhoria em grandes modais de transporte que são esperadas há décadas pelos mineiros foram temas do painel temático que abriu o 1º Seminário de Investimento e Oportunidades da Infraestrutura em Minas Gerais. Executivos de grandes concessionárias falaram sobre projetos já implementados e o que está planejado para o metrô de Belo Horizonte, o trecho da BR-040, entre a capital e Juiz de Fora, o Rodoanel Metropolitano, Aeroporto Internacional de BH, em Confins, e a BR-381. O seminário foi realizado no Teatro SESIMinas, pela FIEMG.
Belo Horizonte conta com apenas uma linha do metrô, que liga a estação Venda Nova ao terminal Eldorado, em Contagem. A expansão desse meio de transporte para outras regiões da capital e da região metropolitana é um dos anseios do cidadão que circula pela Grande BH. Em dezembro de 2022, o metrô de Belo Horizonte foi concedido à iniciativa privada.
A Metrô BH é a concessionária responsável pelo serviço e o CEO da empresa, Ronaldo Vancelotte, detalhou o que já foi feito de melhoria e o que está por vir nos próximos anos.
Atualmente, o metrô tem 35 composições que transportam cerca de 100 mil passageiros por dia em 200 viagens. O traçado tem 28 km de trilhos e 19 estações, dos quais 10 serão revitalizados até março de 2025, segundo informou Vancelote. A linha 1 terá uma nova estação, a Novo Eldorado, prevista para ser entregue no segundo semestre do ano que vem. Com a obra, será 1,6 quilômetros de trilhos a mais.
Sobre a linha 2, o CEO afirmou que as intervenções na estação Amazonas serão concluídas no último trimestre de 2025. Além desse ponto de embarque e desembarque, haverá mais seis: Nova Suíça, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro. Ronaldo Vancelotte detalhou outros investimentos no metrô, incluindo a compra de novos equipamentos, composições, infraestrutura para geração de energia limpa, entre outros.
Desde agosto deste ano, a BR-040, entre Belo Horizonte, na Zona da Mata, está sob a responsabilidade da EPR Via Mineira, que investirá R$ 8,7 bilhões no trecho nos próximos 30 anos, com foco na duplicação de 164 quilômetros e uma adição de 42 km de faixas. Esses e outros dados foram apresentados pelo CEO da empresa, José Carlos Cassaniga.
Conforme o gestor, está prevista a construção de 14 km de ciclovias, oito passarelas e outras estruturas. “A BR-040 é um corredor de suma importância para o estado de Minas Gerais, o Brasil, a população que mora no entorno e as empresas. Sabemos dos nossos desafios para fazer um período de concessão bem consistente, atendendo os anseios da sociedade”. Além da BR-040, a EPR possuiu mais três concessões de rodovias em Minas – duas no Sul e uma no Triângulo. Esses contratos são com o governo do estado.
Obras na Grande BH
A construção do Rodoanel Metropolitano é mais uma grande obra esperada no estado. Com prazo de concessão de 30 anos, as intervenções para construir a nova rodovia devem começar em 2028, conforme o presidente do Rodoanel BH, Celso Paes. Atualmente, o projeto executivo e os processos de licenciamento ambiental estão em andamento.
“O Rodoanel será uma rodovia com projeto 100% novo que vai conectar a Região Metropolitana de Belo Horizonte a diversas localidades, com o Aeroporto Internacional de Confins, indústrias e mineração, apresentando uma oportunidade estratégica para o desenvolvimento econômico e social”, opinou Paes. A rodovia terá cerca de 100 quilômetros de extensão, dos quais 70 km em pista dupla, além de quatro postos de pesagem e praças de pedágio. Com a nova via, prosseguiu o diretor presidente, é esperada uma redução de cerca de mil acidentes por ano e 200 mortes.
Investimento e novas possibilidades
Já o CEO da BH Airport, empresa que administra o Aeroporto Internacional de BH, Daniel Miranda, destacou o trabalho feito pela concessionária desde quando assumiu o terminal para ampliar a capacidade de atendimento e melhorar a sua infraestrutura.
Nos últimos 10 anos, cerca de R$1,3 bilhão foi investido em obras, o que implicou no aumento de 10 milhões para 32 mi de passageiros no período. Os ganhos podem ser vistos em outras áreas, com o aumento de números de voos internacionais e nacionais, fazendo do aeroporto o segundo hub de rotas domésticas.
Esperança para a 381
A BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, será finalmente duplicada. A expectativa é de André Salazar, sócio da 4UM Investimentos, concessionária que venceu o leilão da rodovia e vai administrá-la nos próximos 30 anos. Serão investidos R$9 bilhões na duplicação de 134,2 quilômetros, construção de áreas de escape, de um ponto de parada de descanso para caminhoneiros e 23 passarelas para a travessia de pedestres.
Salazar disse que o contrato de concessão deve ser assinado entre o fim de novembro e início de dezembro deste ano, com o início dos trabalhos em 2025. “Nós nos preparamos para disputar um edital que incluía o trecho na saída de BH e implicaria mais investimentos, o que tornou inviável. O projeto foi remodelado pela ANTT, que abriu diálogo com o mercado para ajustar a proposta”, destacou.
O segundo painel do dia foi a respeito das oportunidades e investimentos para Minas Gerais e contou com a participação do professor da Fundação Dom Cabral Paulo Resende, do presidente da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), Sérgio Lopes Cabral, diretor da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Invest Minas), Gustavo Almeida, e do secretário de estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias de Minas Gerais (Seinfra) Pedro Bruno. Os convidados falaram sobre os investimentos, projetos e possibilidades ligados à infraestrutura em diferentes segmentos. Ambos os painéis foram mediados por Emir Cadar Filho.
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Rafael Passos
Imprensa FIEMG