Pular para o conteúdo
  • Início
  • FIEMG
  • CIEMG
  • SESI
  • SENAI
  • IEL
  • CIT
  • Início
  • FIEMG
  • CIEMG
  • SESI
  • SENAI
  • IEL
  • CIT
  • Institucional
  • Regionais
    • Regional Alto Paranaíba
    • Regional Centro Oeste
    • Regional Norte
    • Regional Pontal do Triangulo
    • Regional Rio Doce
    • Regional Sul
    • Regional Vale do Aço
    • Regional Vale do Jequitinhonha
    • Regional Vale do Paranaíba
    • Regional Vale do Rio Grande
    • Regional Zona da Mata
    • Sede
  • Associativismo
  • Transparência
    • SESI
    • SENAI
  • Fale Conosco
  • Institucional
  • Regionais
    • Regional Alto Paranaíba
    • Regional Centro Oeste
    • Regional Norte
    • Regional Pontal do Triangulo
    • Regional Rio Doce
    • Regional Sul
    • Regional Vale do Aço
    • Regional Vale do Jequitinhonha
    • Regional Vale do Paranaíba
    • Regional Vale do Rio Grande
    • Regional Zona da Mata
    • Sede
  • Associativismo
  • Transparência
    • SESI
    • SENAI
  • Fale Conosco
  • ASSESSORIA
    • Atuação Jurídica
    • Assessoria Trabalhista
    • Assessoria Tributária
    • Assessoria de Energia
    • Gerência de Energia
    • Consultoria Empresarial
    • Gerência de Meio Ambiente
    • Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria 2024
    • Integridade
    • Acesso ao Crédito
  • ESTUDOS ECONÔMICOS
    • Balanço Anual da Economia
    • FIEMG Index
    • Índice de Confiança do Empresário da Indústria da Construção de Minas Gerais (ICEICON/MG)
    • Índice de Confiança do Empresário Industrial de Minas Gerais (ICEI/MG)
    • Monitor Econômico
    • Painel da Indústria Mineira
    • + Panorama Setorial
    • Sondagem da Indústria da Construção de Minas Gerais
    • Sondagem Especial da Indústria de Minas Gerais
    • Sondagem Industrial de Minas Gerais
  • ENERGIA
    • Gerência de Energia
    • Energia Renovável
    • Soluções em Energia e Eficiência Energética
  • NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
  • CÂMARAS
    • Câmaras & Conselhos
    • FIEMG Jovem
  • FEIRAS E EVENTOS
    • ENA
    • Imersão Indústria
    • Minas Trend
    • MINASCON
  • ASSESSORIA
    • Atuação Jurídica
    • Assessoria Trabalhista
    • Assessoria Tributária
    • Assessoria de Energia
    • Gerência de Energia
    • Consultoria Empresarial
    • Gerência de Meio Ambiente
    • Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria 2024
    • Integridade
    • Acesso ao Crédito
  • ESTUDOS ECONÔMICOS
    • Balanço Anual da Economia
    • FIEMG Index
    • Índice de Confiança do Empresário da Indústria da Construção de Minas Gerais (ICEICON/MG)
    • Índice de Confiança do Empresário Industrial de Minas Gerais (ICEI/MG)
    • Monitor Econômico
    • Painel da Indústria Mineira
    • + Panorama Setorial
    • Sondagem da Indústria da Construção de Minas Gerais
    • Sondagem Especial da Indústria de Minas Gerais
    • Sondagem Industrial de Minas Gerais
  • ENERGIA
    • Gerência de Energia
    • Energia Renovável
    • Soluções em Energia e Eficiência Energética
  • NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
  • CÂMARAS
    • Câmaras & Conselhos
    • FIEMG Jovem
  • FEIRAS E EVENTOS
    • ENA
    • Imersão Indústria
    • Minas Trend
    • MINASCON

Início » Na festa do Rei Momo, bebidas não podem faltar

Notícias
Desenvolvimento Industrial

Na festa do Rei Momo, bebidas não podem faltar

Segundo o SindBebidas, a estimativa é que ocorra um aumento de 50% nas vendas de bebidas mistas, 20% a mais do que o esperado com a venda de cervejas

Por Ana Paula de Oliveira Costa Motta
  • 31/01/2024
  • | 9:20 AM

Belo Horizonte vem se tornando, cada vez mais, uma cidade do carnaval. Na programação extensa da folia belo-horizontina, estão previstas a participação de 536 blocos de ruas que irão realizar 581 cortejos em nove regionais do município. Milhares de pessoas, de todo o país, irão tomar as ruas da capital mineira e, para celebrar a festa do Rei Momo, bebidas não podem faltar. 

“O volume de vendas no carnaval é muito grande e repercute, principalmente, entre os grandes produtores que fazem contrato de exclusividades para os eventos locais. É importante abrir espaço também para produtores que utilizam insumos locais e valorizam a cultura regional. E temos belos produtos que se encaixam neste perfil e que estão pedindo passagem no mercado”, explica Mário Marques, presidente do Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (SindBebidas). “Entretanto”, afirma, “com a festa na cidade, setores como supermercados, bares e restaurantes, que são onde atuamos, têm uma movimentação diferenciada, alavancando as vendas”.

Graças aos foliões que consomem bebidas em casa, os supermercados passam a ter significativa relevância como canal de vendas. “Já estamos percebendo este movimento nas gôndolas de nossos supermercados”, afirma Marques, ressaltando que consumidores mais exigentes demandam uma oferta maior de aroma e sabores.

Marques destaca também as bebidas alcoólicas mistas produzidas no estado, que fazem sucesso nos períodos de verão e carnaval. “A estimativa é que ocorra um aumento de 50% nas vendas deste tipo de produto, 20% a mais do que a previsão de venda de cerveja no mesmo período”, disse Cristiano Lamego, superintendente do SindBebidas, esclarecendo, que neste segmento se destacam as chamadas “low álcool” (baixo teor alcoólico) e “ready to drink” (bebidas prontas para o consumo) e envasados em pequenas porções de uso rápido e prático pelo consumidor. “São bebidas prontas para consumo e que unem sabor, conveniência e um toque de álcool, sendo um produto versátil e prático”.

Outro sucesso apontado Lamego são as “hard seltzers”, bebidas que misturam água com gás, álcool (base de cereal ou cana) e aromas, sendo a maioria deles de frutas.  “Elas têm um apelo saudável, baixo teor alcoólico, um perfil refrescante e são de consumo rápido e fácil. São bebidas bastantes populares entre os millennials”, ressalta.

Bebidas destiladas – O SindBebidas aponta que o mercado de bebidas destiladas no Brasil, após a pandemia, vem apresentando crescimento moderado. “Mas, em Minas Gerais, temos uma bebida símbolo do estado, a cachaça, que atualmente está a altura de qualquer destilado premium do mundo e tem bom desempenho nas vendas”, comenta Marques. 

Segundo o gestor, outro segmento que vem crescendo é o de gin. “Este produto vem se destacando nos últimos anos. Os consumidores passaram a consumi-lo em bares, restaurantes e festas. A pandemia afetou as vendas dos destilados, porém esse cenário mudou com a tendência de preparo de drinks em casa e em novas formas de consumo”, celebra.

Com a variedade de opções e a programação intensa do carnaval de Belo Horizonte, o setor de bebidas está otimista quanto às vendas de seus produtos.

Denise Lucas
Imprensa FIEMG

últimas notícias

Sindinova - Missão Argentina (2)
Sindinova marca presença em missão à Argentina com recorde de negócios internacionais
06/06/2025
Leia mais
CÔNSUL DE QUEBEC (1)
FIEMG fortalece relações com Quebec em visita de representantes do governo canadense
06/06/2025
Leia mais
Missão Japão
Empresários mineiros veem grandes oportunidades na Missão ao Japão
06/06/2025
Leia mais
Não há nenhuma notícia
Mais Notícias

Serviço de Atendimento ao Cidadão:

4020 9030

Ouvidoria:

0800 882 2525

Recepção Sede:

(31) 3263 4200

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta-feira das 8h às 17h
Exceto feriados nacionais e locais.

crc@fiemg.com.br

Conheça o Sistema

Fale Conosco

SAC

Intranet

Gestão 2022-2025

Trabalhe Conosco

Estatuto FIEMG

Ouvidoria

Aviso de Privacidade e
Proteção de Dados

Integridade

Política de Segurança da Informação

Sindicatos Filiados

Calendário da Indústria

Pagamento RPA

Pagamento a Empresas

Contratações e Alienações

Cadastro Cliente/Fornecedor

Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais
Av. do Contorno, 4456 – Funcionários
Belo Horizonte/MG – CEP: 30110-028

Instagram Linkedin Youtube X-twitter Facebook Flickr Spotify
⤒