Pular para o conteúdo
  • Início
  • FIEMG
  • CIEMG
  • SESI
  • SENAI
  • IEL
  • CIT
  • Início
  • FIEMG
  • CIEMG
  • SESI
  • SENAI
  • IEL
  • CIT
  • Institucional
  • Regionais
    • Regional Alto Paranaíba
    • Regional Centro Oeste
    • Regional Norte
    • Regional Pontal do Triangulo
    • Regional Rio Doce
    • Regional Sul
    • Regional Vale do Aço
    • Regional Vale do Jequitinhonha
    • Regional Vale do Paranaíba
    • Regional Vale do Rio Grande
    • Regional Zona da Mata
    • Sede
  • Associativismo
  • Transparência
    • SESI
    • SENAI
  • Fale Conosco
  • Institucional
  • Regionais
    • Regional Alto Paranaíba
    • Regional Centro Oeste
    • Regional Norte
    • Regional Pontal do Triangulo
    • Regional Rio Doce
    • Regional Sul
    • Regional Vale do Aço
    • Regional Vale do Jequitinhonha
    • Regional Vale do Paranaíba
    • Regional Vale do Rio Grande
    • Regional Zona da Mata
    • Sede
  • Associativismo
  • Transparência
    • SESI
    • SENAI
  • Fale Conosco
  • ASSESSORIA
    • Atuação Jurídica
    • Assessoria Trabalhista
    • Assessoria Tributária
    • Assessoria de Energia
    • Gerência de Energia
    • Consultoria Empresarial
    • Gerência de Meio Ambiente
    • Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria 2024
    • Acesso ao Crédito
  • ESTUDOS ECONÔMICOS
    • Balanço Anual da Economia
    • FIEMG Index
    • Índice de Confiança do Empresário da Indústria da Construção de Minas Gerais (ICEICON/MG)
    • Índice de Confiança do Empresário Industrial de Minas Gerais (ICEI/MG)
    • Monitor Econômico
    • Painel da Indústria Mineira
    • + Panorama Setorial
    • Sondagem da Indústria da Construção de Minas Gerais
    • Sondagem Especial da Indústria de Minas Gerais
    • Sondagem Industrial de Minas Gerais
  • ENERGIA
    • Gerência de Energia
    • Energia Renovável
    • Soluções em Energia e Eficiência Energética
  • NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
  • CÂMARAS
    • Câmaras & Conselhos
    • FIEMG Jovem
  • FEIRAS E EVENTOS
    • ENA
    • Imersão Indústria
    • Minas Trend
    • MINASCON
  • ASSESSORIA
    • Atuação Jurídica
    • Assessoria Trabalhista
    • Assessoria Tributária
    • Assessoria de Energia
    • Gerência de Energia
    • Consultoria Empresarial
    • Gerência de Meio Ambiente
    • Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria 2024
    • Acesso ao Crédito
  • ESTUDOS ECONÔMICOS
    • Balanço Anual da Economia
    • FIEMG Index
    • Índice de Confiança do Empresário da Indústria da Construção de Minas Gerais (ICEICON/MG)
    • Índice de Confiança do Empresário Industrial de Minas Gerais (ICEI/MG)
    • Monitor Econômico
    • Painel da Indústria Mineira
    • + Panorama Setorial
    • Sondagem da Indústria da Construção de Minas Gerais
    • Sondagem Especial da Indústria de Minas Gerais
    • Sondagem Industrial de Minas Gerais
  • ENERGIA
    • Gerência de Energia
    • Energia Renovável
    • Soluções em Energia e Eficiência Energética
  • NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
  • CÂMARAS
    • Câmaras & Conselhos
    • FIEMG Jovem
  • FEIRAS E EVENTOS
    • ENA
    • Imersão Indústria
    • Minas Trend
    • MINASCON

Início » Na festa do Rei Momo, bebidas não podem faltar

Notícias

Na festa do Rei Momo, bebidas não podem faltar

Segundo o SindBebidas, a estimativa é que ocorra um aumento de 50% nas vendas de bebidas mistas, 20% a mais do que o esperado com a venda de cervejas

Por Ana Paula de Oliveira Costa Motta
  • 31/01/2024
  • | 9:20 AM

Belo Horizonte vem se tornando, cada vez mais, uma cidade do carnaval. Na programação extensa da folia belo-horizontina, estão previstas a participação de 536 blocos de ruas que irão realizar 581 cortejos em nove regionais do município. Milhares de pessoas, de todo o país, irão tomar as ruas da capital mineira e, para celebrar a festa do Rei Momo, bebidas não podem faltar. 

“O volume de vendas no carnaval é muito grande e repercute, principalmente, entre os grandes produtores que fazem contrato de exclusividades para os eventos locais. É importante abrir espaço também para produtores que utilizam insumos locais e valorizam a cultura regional. E temos belos produtos que se encaixam neste perfil e que estão pedindo passagem no mercado”, explica Mário Marques, presidente do Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (SindBebidas). “Entretanto”, afirma, “com a festa na cidade, setores como supermercados, bares e restaurantes, que são onde atuamos, têm uma movimentação diferenciada, alavancando as vendas”.

Graças aos foliões que consomem bebidas em casa, os supermercados passam a ter significativa relevância como canal de vendas. “Já estamos percebendo este movimento nas gôndolas de nossos supermercados”, afirma Marques, ressaltando que consumidores mais exigentes demandam uma oferta maior de aroma e sabores.

Marques destaca também as bebidas alcoólicas mistas produzidas no estado, que fazem sucesso nos períodos de verão e carnaval. “A estimativa é que ocorra um aumento de 50% nas vendas deste tipo de produto, 20% a mais do que a previsão de venda de cerveja no mesmo período”, disse Cristiano Lamego, superintendente do SindBebidas, esclarecendo, que neste segmento se destacam as chamadas “low álcool” (baixo teor alcoólico) e “ready to drink” (bebidas prontas para o consumo) e envasados em pequenas porções de uso rápido e prático pelo consumidor. “São bebidas prontas para consumo e que unem sabor, conveniência e um toque de álcool, sendo um produto versátil e prático”.

Outro sucesso apontado Lamego são as “hard seltzers”, bebidas que misturam água com gás, álcool (base de cereal ou cana) e aromas, sendo a maioria deles de frutas.  “Elas têm um apelo saudável, baixo teor alcoólico, um perfil refrescante e são de consumo rápido e fácil. São bebidas bastantes populares entre os millennials”, ressalta.

Bebidas destiladas – O SindBebidas aponta que o mercado de bebidas destiladas no Brasil, após a pandemia, vem apresentando crescimento moderado. “Mas, em Minas Gerais, temos uma bebida símbolo do estado, a cachaça, que atualmente está a altura de qualquer destilado premium do mundo e tem bom desempenho nas vendas”, comenta Marques. 

Segundo o gestor, outro segmento que vem crescendo é o de gin. “Este produto vem se destacando nos últimos anos. Os consumidores passaram a consumi-lo em bares, restaurantes e festas. A pandemia afetou as vendas dos destilados, porém esse cenário mudou com a tendência de preparo de drinks em casa e em novas formas de consumo”, celebra.

Com a variedade de opções e a programação intensa do carnaval de Belo Horizonte, o setor de bebidas está otimista quanto às vendas de seus produtos.

Denise Lucas
Imprensa FIEMG

últimas notícias

FIEMG ZONA DA MATA (1)
FIEMG Regional ZM realiza palestra gratuita sobre entrevistas comportamentais
18/06/2025
Leia mais
SENAI TURMA
Superintendente do SESI-MG visita Turmalina e Capelinha para fortalecer articulações regionais
18/06/2025
Leia mais
Live Trib (2)
Reforma Tributária e o Simples Nacional são tema de live promovida pela FIEMG
17/06/2025
Leia mais
Não há nenhuma notícia
Mais Notícias

Serviço de Atendimento ao Cidadão:

4020 9030

Ouvidoria:

0800 882 2525

Recepção Sede:

(31) 3263 4200

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta-feira das 8h às 17h
Exceto feriados nacionais e locais.

crc@fiemg.com.br

Conheça o Sistema

Fale Conosco

SAC

Intranet

Gestão 2022-2025

Trabalhe Conosco

Estatuto FIEMG

Ouvidoria

Aviso de Privacidade e
Proteção de Dados

Integridade

Política de Segurança da Informação

Sindicatos Filiados

Calendário da Indústria

Pagamento RPA

Pagamento a Empresas

Contratações e Alienações

Cadastro Cliente/Fornecedor

Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais
Av. do Contorno, 4456 – Funcionários
Belo Horizonte/MG – CEP: 30110-028

Instagram Linkedin Youtube X-twitter Facebook Flickr Spotify
⤒