O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Flávio Roscoe, recebeu na última sexta-feira (1°/03) a visita da nova cônsul do Reino Unido em Minas Gerais, Maria Bueno Barbosa. Ela assumiu o cargo no final do ano passado e é a primeira mulher a ocupar a posição.
O encontro teve como objetivo estreitar laços entre a indústria mineira e o governo britânico, especialmente em temas relacionados à transição energética, energia renovável, preservação ambiental e mineração responsável.
Nesse sentido, Maria Bueno Barbosa convidou a FIEMG a participar da London Tech Week, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do país, que ocorrerá entre 10 e 14 de junho em Londres. Também convidou o presidente da Federação para participar da 11ª edição do congresso UK & Brazil – Partners in Energy, que será realizada no Rio de Janeiro, para debater temas relevantes para a conjuntura energética global.
Ainda no encontro foi debatida a ampliação da parceria entre o SENAI MG e o Reino Unido. No ano passado, a FIEMG, por meio do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT SENAI), assinou um memorando de cooperação técnica com a Energy System Catapult (ESC) – organização de inovação do Reino Unido especializada em acelerar a transição para um sistema energético de baixo carbono. O termo de cooperação com CIT SENAI tem o intuito de criar um centro de pesquisa, desenvolvimento e inovação com as instalações, além de promover parcerias necessárias para atender às necessidades de descarbonização das indústrias mineiras.
Além de Flávio Roscoe e Maria Bueno Barbosa, participaram do encontro a gerente de Mineração Responsável do consulado britânico, Laura Queiroz, e a gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIEMG, Rebecca Macedo.
Relações bilaterais Minas – Reino Unido
Minas Gerais possui importante relação comercial com o Reino Unido. Somente em 2023, as exportações do Estado para o país europeu somaram US$654,6 milhões, sendo o ouro (48,2%) e o café (20,8%) os principais produtos exportados ao país, acumulando 68,9% do total. Já as importações mineiras do país somaram no ano passado US$131,4 milhões.
Thaís Mota
Imprensa FIEMG