Pular para o conteúdo
  • Início
  • FIEMG
  • CIEMG
  • SESI
  • SENAI
  • IEL
  • CIT
  • Início
  • FIEMG
  • CIEMG
  • SESI
  • SENAI
  • IEL
  • CIT
  • Institucional
  • Regionais
    • Regional Alto Paranaíba
    • Regional Centro Oeste
    • Regional Norte
    • Regional Pontal do Triangulo
    • Regional Rio Doce
    • Regional Sul
    • Regional Vale do Aço
    • Regional Vale do Jequitinhonha
    • Regional Vale do Paranaíba
    • Regional Vale do Rio Grande
    • Regional Zona da Mata
    • Sede
  • Associativismo
  • Transparência
    • SESI
    • SENAI
  • Fale Conosco
  • Institucional
  • Regionais
    • Regional Alto Paranaíba
    • Regional Centro Oeste
    • Regional Norte
    • Regional Pontal do Triangulo
    • Regional Rio Doce
    • Regional Sul
    • Regional Vale do Aço
    • Regional Vale do Jequitinhonha
    • Regional Vale do Paranaíba
    • Regional Vale do Rio Grande
    • Regional Zona da Mata
    • Sede
  • Associativismo
  • Transparência
    • SESI
    • SENAI
  • Fale Conosco
  • ASSESSORIA
    • Atuação Jurídica
    • Assessoria Trabalhista
    • Assessoria Tributária
    • Assessoria de Energia
    • Gerência de Energia
    • Consultoria Empresarial
    • Gerência de Meio Ambiente
    • Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria 2024
    • Integridade
    • Acesso ao Crédito
  • ESTUDOS ECONÔMICOS
    • Balanço Anual da Economia
    • FIEMG Index
    • Índice de Confiança do Empresário da Indústria da Construção de Minas Gerais (ICEICON/MG)
    • Índice de Confiança do Empresário Industrial de Minas Gerais (ICEI/MG)
    • Monitor Econômico
    • Painel da Indústria Mineira
    • + Panorama Setorial
    • Sondagem da Indústria da Construção de Minas Gerais
    • Sondagem Especial da Indústria de Minas Gerais
    • Sondagem Industrial de Minas Gerais
  • ENERGIA
    • Gerência de Energia
    • Energia Renovável
    • Soluções em Energia e Eficiência Energética
  • NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
  • CÂMARAS
    • Câmaras & Conselhos
    • FIEMG Jovem
  • FEIRAS E EVENTOS
    • ENA
    • Imersão Indústria
    • Minas Trend
    • MINASCON
  • ASSESSORIA
    • Atuação Jurídica
    • Assessoria Trabalhista
    • Assessoria Tributária
    • Assessoria de Energia
    • Gerência de Energia
    • Consultoria Empresarial
    • Gerência de Meio Ambiente
    • Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria 2024
    • Integridade
    • Acesso ao Crédito
  • ESTUDOS ECONÔMICOS
    • Balanço Anual da Economia
    • FIEMG Index
    • Índice de Confiança do Empresário da Indústria da Construção de Minas Gerais (ICEICON/MG)
    • Índice de Confiança do Empresário Industrial de Minas Gerais (ICEI/MG)
    • Monitor Econômico
    • Painel da Indústria Mineira
    • + Panorama Setorial
    • Sondagem da Indústria da Construção de Minas Gerais
    • Sondagem Especial da Indústria de Minas Gerais
    • Sondagem Industrial de Minas Gerais
  • ENERGIA
    • Gerência de Energia
    • Energia Renovável
    • Soluções em Energia e Eficiência Energética
  • NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
  • CÂMARAS
    • Câmaras & Conselhos
    • FIEMG Jovem
  • FEIRAS E EVENTOS
    • ENA
    • Imersão Indústria
    • Minas Trend
    • MINASCON

Início » Instituto Estrada Real inicia reposicionamento estratégico

Notícias
Cultura

Instituto Estrada Real inicia reposicionamento estratégico

Objetivo é fortalecer e consolidar o destino como vetor turístico para desenvolvimento de comunidades

Por denisesilva
  • 04/07/2024
  • | 12:48 PM
Foto: Divulgação Instituto Estrada Real

O Instituto Estrada Real inicia um reposicionamento estratégico para atender às novas demandas e características do mercado. Fundado em 1999 pela FIEMG, o Instituto chega em seus 25 anos com a necessidade de revisitar e analisar o seu papel, afinal, em seu surgimento, sua missão foi de fomentar o turismo como como recurso estratégico para o desenvolvimento local.

O objetivo deste reposicionamento é fortalecer a marca já consolidada e percebida pelos Caminhos da Estrada Real e, expandir a visão, na criação de novos produtos e serviços que impulsionem o turismo movimentando a economia local das cidades integrantes dos circuitos turísticos. A meta é gerar uma sustentabilidade financeira robusta, tornando o Instituto Estrada Real uma peça estratégica no desenvolvimento
regional.

Daniel Junqueira, presidente do Instituto Estrada Real, apresenta sua visão para união e integração nesse momento. “Estamos diante de uma grande oportunidade de consolidar o Instituto Estrada Real
como uma das marcas mais importantes e influentes do turismo no Brasil. Não somos apenas um caminho histórico, mas um símbolo de riqueza cultural, beleza natural e tradição que pode ser apresentado como uma excelente forma de desenvolvimento na indústria do turismo construindo relações B2B. Nossa visão para o futuro do Instituto Estrada Real é clara e ambiciosa. Queremos que ele se torne um protagonista na geração de negócios e atração de visitantes de todas as partes do mundo, oferecendo experiências autênticas e inesquecíveis que mostram o melhor do nosso estado.”

A visão de Daniel Junqueira pode ser comprovada com os dados divulgados pela EMBRATUR, onde apresentam um recorde histórico do turismo no último ano acompanhando o crescimento dessa indústria em todo o mundo. O turismo internacional injetou R$ 34,5 bilhões na economia brasileira em 2023. A Cifra é 1,5% maior que a quantia arrecadada em 2014, ano da Copa do Mundo, quando visitantes estrangeiros deixaram US$ 6,8 bilhões no País.

A marca histórica se dá em um ano de retomada do turismo. Em 2023, a entrada de turistas internacionais é um ponto de destaque, que se equiparou ao do período prépandêmico: foram aproximadamente 6 milhões de visitantes. O patamar ficou 3% acima do estimado pela Organização Mundial do Turismo (OMT), agência especializada da ONU.

A empresa escolhida para conduzir esse reposicionamento foi a 2DA Estratégia de Mercado, com mais de 20 anos de atuação e pioneira no Place Branding no Brasil. A empresa mineira é reconhecida por grandes resultados gerados para seus clientes em todo o Brasil, na geração de negócios e desenvolvimento territorial, promovendo emprego, aumento de faturamento, valorização de marca, atração de investimentos e
talentos.


Ela é responsável por diversos programas de sucesso em todo o Brasil, como a Estratégia da Região do Queijo da Canastra, projeto conduzido pela área de agronegócio do SEBRAE Minas, da Fruticultura do Norte do Minas Gerais, projetos para a cidade de Curitiba e a construção de marca, idealização e viabilização do Mercado Municipal de Cascavel/PR em parceria com SEBRAE Regional; reposicionamento e construção da marca de Capitólio/MG.

“O Brasil, hoje, já consegue enxergar o turismo como uma grande indústria com enorme potencial de desenvolvimento econômico e social e a Estrada Real é ‘O’ projeto de turismo em Minas Gerais e Brasil. Não tem outro igual,” diz Daniel Guimarães, CEO da 2DA. “Com esse programa de reposicionamento do Instituto Estrada Real, estamos mirando a criação de um movimento para acelerar a indústria do turismo em Minas, orquestrado pelo Instituto Estrada Real,” completa Daniel Guimarães.

Através deste reposicionamento, a 2DA trabalha estrategicamente em conjunto com o Instituto Estrada Real visando aumentar sua atuação, garantindo autonomia financeira e se estabelecendo como uma ferramenta vital para o desenvolvimento das estratégias e programas relacionados ao turismo para os municípios participantes. Este processo promete fortalecer ainda mais a marca Estrada Real e contribuir significativamente para o crescimento sustentável das comunidades locais.

Com um projeto desafiador e promissor, os resultados do trabalho da 2DA Estratégia de Mercado e do Instituto Estrada Real poderão ser acompanhados pelos canais oficiais de comunicação, com expectativa de consolidação ainda em 2024.

Por Instituto Estrada Real

últimas notícias

Sindinova - Missão Argentina (2)
Sindinova marca presença em missão à Argentina com recorde de negócios internacionais
06/06/2025
Leia mais
CÔNSUL DE QUEBEC (1)
FIEMG fortalece relações com Quebec em visita de representantes do governo canadense
06/06/2025
Leia mais
Missão Japão
Empresários mineiros veem grandes oportunidades na Missão ao Japão
06/06/2025
Leia mais
Não há nenhuma notícia
Mais Notícias

Serviço de Atendimento ao Cidadão:

4020 9030

Ouvidoria:

0800 882 2525

Recepção Sede:

(31) 3263 4200

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta-feira das 8h às 17h
Exceto feriados nacionais e locais.

crc@fiemg.com.br

Conheça o Sistema

Fale Conosco

SAC

Intranet

Gestão 2022-2025

Trabalhe Conosco

Estatuto FIEMG

Ouvidoria

Aviso de Privacidade e
Proteção de Dados

Integridade

Política de Segurança da Informação

Sindicatos Filiados

Calendário da Indústria

Pagamento RPA

Pagamento a Empresas

Contratações e Alienações

Cadastro Cliente/Fornecedor

Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais
Av. do Contorno, 4456 – Funcionários
Belo Horizonte/MG – CEP: 30110-028

Instagram Linkedin Youtube X-twitter Facebook Flickr Spotify
⤒