A reunião do Conselho de Gestão e Competitividade da FIEMG, realizada no dia 20 de maio, na sede da Federação, em Belo Horizonte, reforçou o compromisso da entidade com a inovação e o fortalecimento da indústria mineira. Presidido por Ivana Serpa, o encontro contou com a palestra “IA no Sistema FIEMG”, ministrada por Bruno Roberto, gerente de Desenvolvimento Digital e Inteligência de Dados da FIEMG, e com a apresentação de projetos da área de Desenvolvimento Setorial do IEL, conduzida por Alice Machado Campos.
Durante a abertura, Ivana destacou a importância da adaptação contínua diante das novas tecnologias. “Precisamos aprender e nos adaptar. Desmistificar a inteligência artificial é essencial para que ela atue como aliada — não para substituir pessoas, mas para simplificar rotinas, aumentar a produtividade e gerar valor. Em setores com escassez de mão de obra qualificada, a IA e a repotencialização de processos representam uma oportunidade real de ganho de eficiência e competitividade”, afirmou.
Na palestra, Bruno Roberto apresentou as principais iniciativas de inteligência artificial já em curso na FIEMG, voltadas para otimização de processos, apoio à tomada de decisão e aumento da produtividade. Entre as soluções, destacam-se o Agente Genérico (Copilot 365), que envolve o treinamento de multiplicadores para uso estratégico da IA por meio da engenharia de prompts; o FIEMG Chat, um agente para consultas a conteúdos de instruções normativas com linguagem natural, disponível no Microsoft Teams; o Copilot Studio, voltado à criação de chatbots de atendimento; e a ferramenta de detecção de fraudes em documentos médicos.
A Federação também aposta na IA para acelerar o processo seletivo, promovendo o cruzamento entre perfis comportamentais e vagas disponíveis, e nas soluções de visão computacional aplicadas à segurança e ergonomia. A primeira detecta desvios no uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), gerando alertas em tempo real e mapas de calor com os responsáveis pelas ocorrências. Já a segunda identifica movimentos inadequados à execução do trabalho, também com envio de alertas. Essas soluções são geridas pela equipe de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), com apoio da área de Tecnologia da Informação da FIEMG.
Na sequência da reunião, Alice Machado Campos apresentou os projetos de gestão e desenvolvimento setorial conduzidos pelo IEL, com foco na tradução de desafios empresariais em soluções concretas para o setor produtivo. Os projetos visam promover o desenvolvimento setorial em diferentes regiões de Minas Gerais, a partir de iniciativas com fomento e impactos coletivos. Entre as ações oferecidas estão cursos, consultorias, estudos e planos, encontros empresariais e apoio técnico, sempre direcionados às necessidades locais da indústria.
As temáticas atendidas pelos projetos são diversas, incluindo gestão empresarial, gestão da inovação, finanças e contabilidade, gestão industrial e logística, marketing e vendas, além de recursos humanos. Os projetos estão organizados em três frentes principais: iniciativas, projetos setoriais e soluções temáticas. Três programas se destacam nesse contexto: FIEMG Competitiva, Indústria Forte (em parceria com o SEBRAE e IEL) e PROCOMPI (parceria entre SEBRAE, CNI e IEL).
As soluções temáticas para as indústrias também englobam áreas como finanças, inteligência artificial, liderança e RH e vendas, com atendimentos individuais e virtuais. O investimento é acessível, com valores de R$ 490 para micro e pequenas empresas e R$ 980 para médias e grandes.
Lúcio Machado, representante da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE MG), também participou da reunião do Conselho de Gestão e Competitividade da FIEMG e destacou a importância de incorporar valores universais ao ambiente de negócios. “Esses princípios são fundamentais para nós”, afirmou, lembrando que a instituição está presente no Brasil desde 1961.
Confira as fotos da reunião no Flickr do Sistema FIEMG.
Denise Lucas
Imprensa FIEMG