Em um movimento estratégico para fortalecer o empreendedorismo feminino, a Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) promoveu, no dia 25 de março, a Rodada de Crédito para Mulheres Empreendedoras. O evento, realizado na sede da FIEMG, em Belo Horizonte, reuniu 30 empresárias em busca de condições diferenciadas de financiamento e suporte especializado para impulsionar seus negócios.
A iniciativa, conduzida pela gerência de Economia e Finanças Empresariais da Federação, foi voltada para empresas com, no mínimo, 50% de participação feminina no capital social, oferecendo acesso a soluções financeiras personalizadas. Entre os principais benefícios estavam crédito com taxas especiais, opções para capital de giro e estratégias de reorganização de dívidas. Além do suporte financeiro, o evento se destacou como um importante ponto de conexão entre as empreendedoras, promovendo networking e abrindo portas para futuras parcerias estratégicas.
Para Aysla de Oliveira, empreendedora da Ayslla Defumaria, a Rodada de Crédito foi fundamental para esclarecer dúvidas sobre as linhas de financiamento disponíveis. “Eu vim para buscar esclarecimento sobre as linhas de crédito, porque chegou um ponto em que minha empresa realmente precisa de capital. Acredito que, sem capital, não conseguimos avançar. O evento foi importante porque me ajudou a esclarecer o destino do empréstimo e como a gestão do dinheiro será crucial para o meu negócio. Valeu a pena!”, destacou.
A Rodada de Crédito faz parte de uma campanha promovida pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), em celebração ao Mês das Mulheres, reforçando o compromisso de ampliar o acesso das empresárias mineiras a recursos e capacitação. Além das condições especiais de crédito, as participantes terão acesso a treinamentos técnicos desenvolvidos em parceria com o SEBRAE. O programa prevê um acompanhamento contínuo, oferecendo uma trilha de capacitação personalizada, com cursos indicados por especialistas financeiros e descontos que podem chegar a 100%.
Leandro Rodrigues, gerente de Relacionamento do BDMG, ressaltou a importância dessa ação e o compromisso do banco com o empreendedorismo feminino. “A gente estabeleceu essa parceria em 2012. A FIEMG é nosso correspondente bancário desde então e tornou-se um dos principais do BDMG. Sempre no mês de março, oferecemos condições diferenciadas para linhas de crédito voltadas a mulheres, pois esse é um dos objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU e um dos alinhamentos estratégicos do banco com os ODS. O empreendedorismo feminino é uma prioridade para nós, e, especificamente neste mês, conseguimos oferecer as melhores taxas disponíveis. O objetivo desta rodada de negócios é justamente fazer com que essas linhas cheguem até as empresárias, garantindo que conheçam e possam acessar essas condições especiais. Vale lembrar que essas taxas diferenciadas são válidas apenas para contratos gerados em março.”
Ao unir crédito acessível e qualificação empresarial, a FIEMG, o BDMG e o SEBRAE reafirmam seu compromisso com o fortalecimento do empreendedorismo feminino. A iniciativa não apenas apoia a expansão dos negócios liderados por mulheres, mas também impulsiona o desenvolvimento econômico do estado, consolidando Minas Gerais como um polo de inovação e crescimento para empresárias que buscam ir além.
Confira as fotos do evento no Flickr do Sistema FIEMG
Fernanda Borges
Imprensa FIEMG