Um dos grandes destaques da programação gratuita da 34ª edição do Minas Trend foram os desfiles de moda infantojuvenil, que encantaram o público ao levar para a passarela uma explosão de cores, leveza e temáticas lúdicas — com propostas que uniram criatividade, inovação e consciência ecológica, reforçando o compromisso do evento com a sustentabilidade. Ao todo, quatro desfiles mostraram as coleções outono/inverno de 30 marcas, reunindo um público de 750 pessoas, entre os dias 21 e 22 de outubro.
Segundo Taciana Teodoro, diretora executiva do Minas Trend Kids, os desfiles infantis mostram o quanto esse mercado está em expansão e merece um olhar especial. “Diferente da moda adulta, em que o desfile é mais conceitual, no segmento infantil ele funciona como uma vitrine direta de lançamentos. O público se encanta não só com a estética das peças, mas com o potencial criativo e comercial das marcas que investem nesse universo”, afirma.
Cores, celebração e sustentabilidade – Prestes a completar 40 anos, a mineira Precoce trouxe para a passarela o “Fantástico Planeta Precoce”, uma coleção inspirada em sua própria história, para celebrar suas quatro décadas no mercado.
“Nessa coleção, trabalhamos tudo que abrange a marca: estampas com botões de flores, carretéis de linha, novelos, enfim, tudo que é a essência da Precoce, que faz parte da nossa história, e que envolve o mundo da criança. São peças pensadas para oferecer conforto e deixá-las à vontade para brincar. Sem falar nas cores, que trazem toda a vibração e a energia do universo infantil. É uma celebração do nosso passado, presente e futuro”, explica Luiza Santos, responsável pelo marketing da marca.
De olho na sustentabilidade e com uma pegada ecológica, a também mineira Tribo da Preservação, em parceria com o Instituto Espinhaço, fez um desfile com o tema “Guardiões da Mata – Futuros Protetores do Planeta”. O foco foi chamar a atenção para o tema do reflorestamento. A marca tradicionalmente trabalha suas coleções priorizando materiais sustentáveis e as boas práticas, com estilo consciente e roupas 100% carbono zero.
Na passarela, as crianças carregaram mudas nativas cultivadas nos Centros de Produção Florestal Sustentáveis do Instituto Espinhaço, como forma de conscientização sobre a necessidade de recuperação das matas degradadas, através do plantio de espécies nativas. “Mobilizar os mais jovens é de grande importância estratégica, porque as crianças são o grande eixo de mudança do mundo e os futuros guardiões das matas”, afirma a diretora criativa da marca, Ana Maria Nolasco.
Participando pela primeira vez do Minas Trend, a goiana Fro Petit Calçados apresentou uma coleção com muito metalizado, flores, laços, animal print, poás e muitas cores. “Uma experiência incrível estar aqui no Minas Trend pela primeira vez e participar do desfile, que foi lindo. Nossa marca tem 5 anos e, por isso, essa oportunidade de poder mostrar nosso trabalho aos compradores de todo o país e fazer bons contatos, é valiosa”, declara a CEO Aline Alves.
De Franca (SP), a Blue Infantis, fundada em 2012, mostrou sua mais nova linha, a Barefoot: tipo de calçado que busca imitar a sensação de estar descalço, promovendo benefícios como fortalecimento muscular, alinhamento postural aprimorado e equilíbrio. “Uma proposta pensada no desenvolvimento saudável do pé da criança, resultado de estudos e análises feitos pela empresa até à concepção do produto final. Tudo isso alinhado às tendências da estação, com botas e modelos mais fechados que fazem muito sucesso nessa época”, comenta o diretor comercial, Gabriel Rodrigues.
Para Rogério Vasconcelos, presidente da Câmara da Indústria de Insumos e Transformação do Vestuário, Calçados e Acessórios da FIEMG e do Sindvest-MG, o Minas Trend Kids vem se consolidando como um espaço importante dentro do evento e mostrando toda a força do segmento. “Diante do sucesso dessa e das edições anteriores, além do interesse crescente das empresas, podemos afirmar com segurança: o MW Kids veio para ficar”, declara.
O Minas Trend é uma realização da FIEMG, por iniciativa de sua Câmara da Indústria de Insumos e Transformação do Vestuário, Calçados e Acessórios, e suas entidades SESI e SENAI, com patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e apoio máster do Sebrae Minas.
34ª edição do Minas Trend Data: 21 a 23 de outubro de 2025
Local: BH Shopping | Piso Ouro Preto, BR-356, 3049, Belvedere – Belo Horizonte
Imprensa FIEMG