Nesta terça-feira (10), representantes do SENAI MG e da VDMA (Associação Alemã de Fabricação de Máquinas e Instalações Industriais) realizaram o 8º encontro do Grupo de Trabalho criado por líderes empresariais do Brasil e da Alemanha. O evento, realizado no Centro 4.0, em Contagem, teve como foco o fortalecimento da Indústria 4.0 e a implementação do protocolo OPC-UA no setor minerário. A tecnologia permite a interconexão de máquinas e sistemas por meio de uma linguagem de produção global.
Ricardo Aloysio, gerente de educação e tecnologia do SENAI MG, destaca que, atualmente, ‘’a conectividade é uma demanda prioritária na indústria da mineração’’, que tem buscado, constantemente, a otimização de processos e aumento da produtividade. Segundo ele, a parceira entre o SENAI MG e a VDMA teve início em 2022. ‘’A ideia é que sejam utilizados, cada vez mais, demonstradores e protótipos para a realização de testes’’, afirma Aloysio.
Para Christoph Danner, diretor-adjunto da VDMA Alemanha, a tecnologia OPC-UA pode ‘’alavancar o desempenho do setor’’, garantindo mais eficiência e segurança nas operações. “A implementação dessa tecnologia vai permitir às mineradoras brasileiras atingir novos patamares de automação e interconectividade”, lembrou. Em seguida, Fabiane Wahlbrink, representante da VDMA no Brasil, ressaltou a importância da colaboração entre os dois países, que, juntos, têm trabalhado em defesa do setor produtivo.
Em seguida, Jörn Lehmann, gerente de padronização da VDMA, e Renato Figueiredo, analista de Projetos em Tecnologia do SENAI MG, detalharam a atuação do Grupo, que, agora, busca fortalecer o desenvolvimento de equipamentos que se conectem sem a necessidade de concentrar as informações em um único controlador.
Participaram do encontro representantes da Amiltech, Infinite Foundry, Bosch, Zeppelin Systems, Nord Drivesystems, Usiminas, Vale, ArcelorMittal, Minex Mining Excellence, Vulkan do Brasil, Hydac Tecnologia S/A e Bosch Rexroth Ltda. Após o evento, eles realizaram uma visita técnica às instalações do Centro 4.0 do SENAI MG.
Clique aqui e confira mais fotos.
Caio Tárcia
Imprensa FIEMG