O município de Taiobeiras, no Norte de Minas, vem se consolidando como um dos Arranjos Produtivos Locais (APL) mais promissores do estado. Com foco no setor de confecção – especialmente moda íntima e praia – o projeto estruturado do APL já apresenta resultados expressivos e busca posicionar a cidade como referência nacional até 2030.
Fruto da articulação entre o Sindivest Norte, a Prefeitura de Taiobeiras e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), a iniciativa teve início em 2023, com a realização de um diagnóstico estratégico sobre o setor. O estudo, conduzido pelo IEL, traçou o perfil socioeconômico da cidade e identificou as reais demandas da cadeia produtiva local.
“Esse trabalho nos deu clareza sobre onde estamos e onde podemos chegar. A partir disso, o IEL assumiu um papel fundamental, não apenas como parceiro técnico, mas como articulador da operação”, afirma Viviane Assunção, analista do IEL responsável pelo projeto.
Com apoio técnico do SENAI e recursos viabilizados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), o projeto deu um salto após visitas técnicas e parcerias estratégicas, como a missão a Nova Friburgo (RJ), onde os representantes conheceram centros de excelência como o CETIQT.
Resultados concretos em 10 meses – Entre os avanços alcançados, destacam-se:
- Aumento de 63% na produtividade das empresas atendidas com consultoria em Lean Manufacturing;
- Crescimento de 17% no faturamento do setor;
- Capacitações em temas como modelagem via CAD, design de produto, visual merchandising, fotografia de moda e planejamento de coleções;
- Envolvimento de 10 instituições parceiras, como FIEMG, SEBRAE, Receita Federal, Banco do Brasil, Sindvest Norte e Secretaria de Desenvolvimento Econômico de MG.
“As capacitações e consultorias foram fundamentais para os avanços que já vemos. Taiobeiras está se preparando para ser um polo de moda nacional. E isso só foi possível graças ao empenho das empresas locais, da AMIP e ao apoio dos parceiros”, destaca Kênnedy Corrêa, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Mais que um conjunto de ações pontuais, o APL de Taiobeiras é parte de uma trilha de desenvolvimento de longo prazo. O planejamento prevê a consolidação da cidade como polo da moda íntima e praia com protagonismo feminino, inovação e valorização da identidade regional.
“Taiobeiras é um dos APLs mais jovens do estado, mas já é modelo em projetos que fortalecem o polo e projetam a cidade como uma nova referência da moda no Brasil”, reforça Corrêa.
Mais informações: Gerência de Projetos para a Indústria – Viviane Assunção: (31) 2118-3528 ou por e-mail viviane.assuncao@fiemg.com.br
Imprensa FIEMG