Foi concedida na última segunda-feira (10/02) a licença ambiental para o Terminal Ferroviário de Bação (TFB), que tem como principal objetivo facilitar o transporte de granéis, como por exemplo minério de ferro, por meio de um sistema seguro, com alta eficiência energética e de menor impacto ambiental.
Emitida pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM), a licença aprova a localização e a viabilidade ambiental do projeto, autorizando a implantação e consequente operação do TFB no embarque de cargas sólidas a granel na Ferrovia MRS Logística. O trecho onde será implantado o TFB está no norte da Ferrovia do Aço, inaugurada há cerca de 40 anos, no distrito de São Gonçalo do Bação, Itabirito.
Além disso, a licença ambiental assegura que o projeto está em conformidade com as normas e melhores práticas de preservação ambiental, além de agregar capital social ao projeto. Esse é um passo crucial que reforça o compromisso com a sustentabilidade e com a responsabilidade ambiental. Além disso, a licença valida a premissa em operar de maneira consciente, adotando as melhores práticas do setor.
A implantação do Terminal Ferroviário de Bação trará significativos benefícios sociais e ambientais para a região, além de continuar fomentando o desenvolvimento socioeconômico local. Desde antes de sua instalação, o TFB tem se dedicado a promover cultura, lazer e conhecimento na comunidade de São Gonçalo do Bação. O projeto estava submetido à análise das autoridades estaduais desde 2019 e passou pelo crivo de diversos órgãos e instituições municipais e estaduais.
Com a implantação do Terminal e as melhorias na estrada municipal que liga a BR-040 ao distrito de São Gonçalo do Bação, será promovida uma importante diminuição do tráfego de carretas na rodovia federal e no Anel Rodoviário de BH, acarretando também na redução de emissão de cerca de 14 mil toneladas/ano de CO₂.
Além disso, comparado com o modal rodoviário, a ferrovia emite até 75% menos gases poluentes, reduzindo ainda a circulação de caminhões e a ocorrência de acidentes. Ou seja, esta licença será uma oportunidade de, no contexto de mais investimentos pela nova concessionária da BR-040, também ser uma ferramenta de redução do tráfego de caminhões, reduzindo risco de acidentes e também as emissões atmosféricas.
Imprensa FIEMG