A Aperam Inox foi reconhecida com o Selo Aliança pela Produção Sustentável pelo desenvolvimento do Projeto Ecofinos, durante o painel “Futuro do Carbono: Desafios e Oportunidades para a Indústria”, realizado em 24 de abril, segundo dia da 8ª edição do Imersão Indústria. A iniciativa integra a agenda estratégica de promoção da sustentabilidade industrial em Minas Gerais e evidencia o papel da indústria na transição para uma economia de baixo carbono.
O reconhecimento foi concedido em função dos resultados alcançados pelo projeto, que redesenhou o fluxo de materiais na aciaria ao substituir matérias-primas virgens por produtos internos anteriormente subaproveitados. A solução se consolida como um exemplo prático de economia circular ao transformar resíduos em insumos estratégicos, reduzir o consumo de energia e otimizar a logística produtiva.
Entre os principais resultados, destacam-se a eliminação da necessidade de secagem externa de materiais, a melhoria da eficiência operacional e a redução de aproximadamente 2 mil toneladas de CO₂. O projeto também amplia a geração de valor ao integrar coprodutos ao processo produtivo e viabilizar a comercialização de materiais antes utilizados internamente.
Durante a cerimônia, o presidente da Aperam Brasil, Rodrigo Villela, destacou o papel estratégico da sustentabilidade para a companhia e o potencial de Minas Gerais nesse cenário. “A sustentabilidade é parte integrante da estratégia da empresa. Em Minas Gerais, há uma grande oportunidade de avanço nesse campo, com estrutura, conhecimento técnico e pessoas qualificadas. O projeto, que antes tratava resíduos como descarte, hoje é um exemplo consolidado de economia circular, com impacto direto na redução de emissões”, afirmou.
A premiação foi entregue pela secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG), Mila Corrêa, pelo secretário de estado adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Diogo Soares, pela gerente de Consultoria para Negócios do Instituto Euvaldo Lodi Minas Gerais (IEL-MG), Gabriela Franco.
O programa Aliança pela Produção Sustentável tem como objetivo apoiar a implementação de práticas sustentáveis nos processos produtivos industriais, com foco em energias renováveis, descarbonização, economia circular e gestão eficiente de recursos. Durante o painel, também foi lançada a modalidade Aliança pelas Mudanças Climáticas, voltada à aceleração da descarbonização da indústria mineira. A Aperam BioEnergia foi a primeira empresa a aderir à iniciativa, com o projeto Biochar, que propõe a geração de créditos de remoção de carbono a partir de resíduos.
Além disso, a empresa passou a integrar a modalidade Aliança por Projetos Socioambientais, com o Desafio Ambiental. A iniciativa promove educação ambiental e engajamento comunitário ao conectar escolas do município de Timóteo à usina, incentivando o desenvolvimento de soluções para desafios ambientais locais e fortalecendo a relação entre indústria e comunidade.
Sobre o Projeto Ecofinos
O Projeto Ecofinos ASA consiste na substituição de matérias-primas tradicionais da aciaria, como minério de ferro granulado e carepa, por finos de minério provenientes da área de redução. Esses materiais passam a ser utilizados como insumo refrigerante no convertedor e como agente de dessiliciação no pré-tratamento de gusa, incorporando ao processo produtivo um coproduto interno antes subutilizado.
A iniciativa também incluiu a mudança estratégica no ponto de coleta dos finos, direcionando-os para um sistema onde já apresentam umidade adequada para uso, eliminando a necessidade de secagem externa. Com isso, houve redução no consumo de energia, na logística de transporte e nos riscos operacionais.
Além disso, a substituição da carepa possibilitou sua comercialização como coproduto, ampliando a geração de valor e reforçando a lógica de circularidade. O projeto evidencia como inovação e eficiência podem gerar ganhos econômicos, ambientais e operacionais para a indústria.
Clique aqui e conheça o programa Aliança Ambiental
Imprensa FIEMG