Startups, Indústrias e Ecossistema de Inovação se reuniram, no dia 16 de novembro, para o FIEMG Lab Summit. O evento, que foi realizado na sede do hub de inovação, em Belo Horizonte, marcou o encerramento da 4ª jornada do programa. “Impulsionar o desenvolvimento de indústrias e startups é o que nos move todos os dias”, afirmou Gabriella Sant’Anna, gerente do programa FIEMG Lab. “É um orgulho receber empreendedores e intraempreendedorismo que juntos, pensam e fazem o futuro do setor industrial acontecer”, ressaltou a gestora.
A Anglo American, Gerdau, Novo Nordisk, RHI Magnesita, Stellantis, Usiminas e Vale foram as Indústrias do Futuro – empresas que acreditam e apoiam o programa de inovação, desta edição. A jornada começou em janeiro de 2022 e Bruna Silva, coordenadora do FIEMG Lab, apresentou os principais resultados obtidos.
“Ao longo deste período, foram realizados mais de R$50 milhões em negócios, 657 novos negócios e R$3 milhões investidos em 54 provas de conceitos”, contou a coordenadora. “Impactamos 78 indústrias e 148 startups. Foram envolvidos 1.276 profissionais da indústria, que se dedicaram 8.682 horas”, explicando que, em 18 meses de trabalho, foram realizados 44 eventos e 11 ebooks de inovação foram lançados.
O analista de inovação da Novo Nordisk, Paulo Henrique Lima Peçanha, que participou dessa 4ª jornada, disse que a parceria impactou positivamente a empresa, que participou de diversas provas de conceito e projetos de inovação. “O que o FIEMG Lab oferece para a gente é um pool de startups muito robusto, parceiros de altíssima qualidade, que é a inovação aberta”, diz o representante da indústria.
Para Rodrigo Dalla Vecchia, CEO da Evcomx, a participação da quarta jornada foi espetacular e um processo de transformação muito significativa. “Crescemos praticamente 300%, tanto em faturamento, quanto em equipe. Tínhamos uma estrutura, maturamos, evoluímos e tudo em função da parceria com o FIEMG Lab, onde podemos nos concentrar no que era forte e conectar com as indústrias”, relata o CEO da startup.
Durante o dia, as startups e as Indústrias, tiveram um espaço de conexão, para a troca de informações, networking e muita aprendizagem. Também foi realizada a premiação FIEMG Lab Awards, que reconhece o envolvimento e desempenho das startups e Indústrias do Futuro. As Indústrias do Futuro foram premiadas nas seguintes categorias: Crachá FIEMG Lab, Recordista de PoCs, Destaque em Conexões, Propagadora de Conhecimento, Agente de Internacionalização e Destaque em Disrupção.
Já as startups, concorreram nas categorias: O grande contrato, Negócio Fechado, Destaque em PoCs, Máquina de Vendas, Evolução do Negócio, Ampliando os Horizontes, Pitch de Sucesso, Destaque em Conexões, Craque do Happy Hour, Embaixador(a) FIEMG Lab, Força Empreendedora, Crachá FIEMG Lab 4.0, Aprendizado Exponencial e Craque da Comunidade.
Clique aqui e veja as fotos do FIEMG Lab Summit.
Denise Lucas e Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG