Foi lançado nesta segunda-feira (24/6), na sede da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), o Challenge FIEMG Lab – desafio que buscará soluções para as áreas de suprimentos e de infraestrutura da instituição. A proposta é utilizar a expertise do FIEMG Lab para encontrar soluções inovadoras que possam ser aplicadas aos processos realizados nas duas gerências, que integram a Superintendência de Finanças e Controles.
Entusiasta da inovação na indústria, o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, participou do encerramento do kickoff sobre o Challenge FIEMG Lab e destacou a importância de que a inovação esteja presente na Federação. “Inovação é fazer mais com menos, é ser mais produtivo, mais eficiente e fazer melhor, e é também o DNA da indústria porque, o que é a inovação se não a inovação aplicada? Na academia, não é inovação, é invenção. A inovação tem que ser aplicada e por que entidades não podem inovar? Pelo contrário, a gente tem que ser exemplo. Como é que o industrial vai chegar aqui, que é a casa que o representa, e a gente está parado no tempo e no espaço?”, provocou.
Ainda durante o kickoff, a superintendente de Finanças e Controles, Daniela Brito, falou sobre o pioneirismo da iniciativa e sobre a oportunidade de ser a primeira área da FIEMG a participar. “Essa será uma iniciativa pioneira no Sistema FIEMG e não estamos falando somente de tecnologia, mas de processos, pessoas e tecnologias. Então, nós estamos estreando as iniciativas de inovação aberta dentro do Sistema FIEMG, sendo a primeira federação do Sistema Indústria a ter essa iniciativa, e nós seremos também, a primeira área a iniciar esse processo”, pontuou.
O superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e presidente do P7 Criativo, Gustavo Macena, falou sobre a importância desse passo para a Federação. “Eu ficava muito incomodado de ver conquistas relevantes, como foi o primeiro lugar obtido pelo FIEMG Lab no programa de inovação aberta industrial, e ao mesmo tempo, não termos tido condições de entregar isso para dentro da própria casa. Mas, isso agora se tornará realidade”, disse.
Já a gerente de Inovação Aberta do FIEMG Lab, Mariana Yazbeck, reforçou a fala de Macena e apresentou os desafios e o histórico do FIEMG Lab, desde sua criação em 2017. “A gente sempre teve o desejo de entregar para o Sistema FIEMG o que entregamos para a indústria, até porque precisamos estar sempre à frente e servir de inspiração para a indústria”, falou.
Challenge FIEMG Lab
Nesta primeira edição do Challenge FIEMG Lab foram propostos dois desafios para as gerências de Infraestrutura e de Suprimentos: “Digitalização do Processo de Fiscalização de Obras” e “Gestão Inteligente de Contratos de Produtos e Serviços”, que serão trabalhados por cada uma das áreas respectivamente.
O Challenge FIEMG Lab será realizado em 5 fases, durante um período de 6 meses. Ao longo do processo, serão desenvolvidas estratégias de comunicação e provas de conceito (testes práticos, executados em ambiente controlado e curto espaço de tempo, de conceitos, tecnologias e funcionalidades essenciais de uma solução, com o objetivo de verificar a viabilidade para utilização no dia-a-dia do cliente e seu potencial de geração de resultados positivos) em busca de uma solução para as situações identificadas.
Ainda nesta semana, as equipes de cada uma das gerências participarão de workshops para delinear os problemas correspondentes a cada um dos desafios. Em seguida, o Challenge FIEMG Lab será lançado externamente para a busca de startups parceiras que, em conjunto com os times de Infraestrutura e Suprimentos, vão propor soluções aos desafios.
A fase de captação de soluções acontecerá até o final do mês de julho. Entre 1° de agosto e 6 de setembro, é a fase de nivelamento técnico entre as equipes da FIEMG e as startups selecionadas. Em seguida será a fase de contratação e, por fim, entre outubro e dezembro, serão realizadas as provas de conceito.
A proposta é que, a partir do Challenge FIEMG Lab, o sistema FIEMG consiga resolver alguns de seus problemas reais, teste novas tecnologias e modelos de negócio, identifique novos parceiros e aprenda sobre inovação aberta na prática.
FIEMG Lab
Criado em 2017 como um hub de inovação aberta para a indústria, o FIEMG Lab ganhou no ano passado o prêmio de melhor ecossistema de inovação entre as federações de indústrias do Brasil pelo ranking Open Startups.
Além disso, desde sua criação, o FIEMG Lab já acumula parceria com mais de 300 startups com soluções desenvolvidas para a indústria, mais de 45 desafios de inovação aberta lançados, mais de 5.400 encontros de negócios entre indústrias e startups, mais de 100 milhões de novos negócios gerados entre startups do FIEMG Lab e a indústria, mais de 120 provas de conceito realizadas e mais de 2.600 profissionais desenvolvidos.
Veja mais fotos do evento, clicando aqui
Thaís Mota
Imprensa FIEMG