No último dia 12 de junho, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MG), por meio da Gerência de Consultoria para Negócios, deu o pontapé inicial ao Diagnóstico Social, em reunião na Refinaria Gabriel Passos (REGAP), localizada em Betim. O projeto, que é uma iniciativa das Federações das Indústrias estaduais, tem como objetivo realizar um levantamento detalhado das condições sociais em 736 comunidades distribuídas por 135 municípios e 16 estados. Em Minas Gerais, o diagnóstico abrangerá 26 comunidades nas cidades de Betim, Ibirité e Sarzedo.
O Diagnóstico Social é coordenado nacionalmente pelo SESI-RJ (FIRJAN) e será conduzido em várias etapas: pesquisa primária amostral com as comunidades, entrevistas em profundidade com funcionários da Petrobras e lideranças sociais, grupos focais com atores sociais, levantamento de dados junto ao poder público e georreferenciamento de equipamentos públicos e comunitários. O cronograma do projeto estende-se de junho a dezembro de 2024.
As informações coletadas serão fundamentais para o mapeamento e análise de riscos sociais, bem como para a elaboração de planos de relacionamento comunitário nas diferentes regiões onde a Petrobras opera.
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG