Empresários do setor de turismo de Mariana, Marliéria e Governador Valadares, em Minas Gerais, e Linhares, no Espírito Santo, localizadas na Bacia do Rio Doce, terão capacitação e missões técnicas em eventos do setor para desenvolvimento dos negócios. As ações estão previstas em um projeto desenvolvido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), por meio da Gerência de Consultoria para Negócios, e Instituto Estrada Real, sendo contratado pela Fundação Renova.
Na última quinta-feira (5/9), uma reunião tratou do escopo, cronograma, expectativas e apresentou os profissionais envolvidos no projeto. Segundo Eduardo Marchetti, analista de Inteligência Competitiva da Gerência de Consultoria para Negócios, os empreendimentos selecionados passarão por diagnóstico de maturidade organizacional para “identificar competências e capacidades, considerando quesitos relacionados a aspectos de mercado, finanças, processos, planejamento, entre outros”, disse.
O analista do IEL explicou que, a partir dos resultados, será elaborada uma trilha de capacitação para cada participante, visando o desenvolvimento dos empreendimentos. Serão quatro cursos de até 150 horas para cada município, que vão abordar temas como acessibilidade em serviços e equipamentos turísticos, atendimento ao turismo, elaboração de roteiros turísticos, turismo de base comunitária, gestão de negócios para empreendimentos vinculados ao turismo, inovação e empreendedorismo em turismo, ecoturismo, turismo educacional, marketing turístico.
Além disso, estão previstas seis missões técnicas para divulgar o potencial turístico das cidades escolhidas e visitas para benchmarking de melhores práticas. As primeiras viagens serão para o Abeta Summit 2024, o maior congresso de turismo de natureza do país, que será de 30/10 a 2/11, em Foz do Iguaçu, no Paraná. O outro destino é o Pesca & Companhia Trade Show, que vai acontecer de 20 a 22 de março de 2025, em São Paulo.
Rafael Passos
Imprensa FIEMG