Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, a Amipão (Sindicato e Associação Panificação e Confeitaria de MG) promoveu na última sexta-feira (8/03) o evento “Mulheres Inspiradoras – A Liderança Veste Rosa”, na sede da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), em Belo Horizonte.
Com a presença de mais de 100 mulheres que atuam no ramo da panificação, o evento debateu o desafio de ser mulher no setor – que ainda é muito dominado por homens – e de conciliar o trabalho em padaria com a rotina da casa, família, filhos e demais papéis ocupados pela mulher na sociedade.
Mas, antes de ingressar no tema, a médica oncologista do Instituto Mário Penna, Graziella Pilo, fez uma palestra sobre o “Março Lilás: Prevenção e Combate ao Câncer de Colo de Útero” e alertou às mulheres presentes sobre a importância de reservarem um tempo em meio à rotina agitada para se cuidarem. “Nós vamos assumindo funções como marido, filhos, trabalho, empreender, e não temos nós mesmas em nossa agenda. E o Março Lilás vem para conscientizar sobre a importância de nos cuidar e de olhar pra saúde da mulher, com uma atenção especial no câncer de colo de útero”, disse.
Na sequência, a vice-presidente da Amipão e criadora da Padaria de Sucesso, Rita Gonçalves, mediou o debate “Mulheres Inspiradoras – A Liderança Veste Rosa” entre Thaís Cassiano, proprietária da Marte Pães, em Contagem; e Natália Carneiro, proprietária das padarias do grupo Boníssima, em Belo Horizonte. Elas contaram um pouco da rotina à frente dos negócios e relataram experiências pessoais sobre como conciliar o trabalho com os demais papéis ocupados por cada uma delas.
Ambas são mães e esposas e estão no ramo da panificação juntamente com a família há mais de uma geração. Elas também cresceram na padaria, se aventuraram por outras carreiras ou empresas, mas acabaram voltando para o negócio da família. “Não é fácil conciliar, mas a gente vai criando estratégias, refazendo a rotina e mantendo o diálogo. Eu mesma coloquei meus filhos na mesma escola e mais perto de casa para facilitar a rotina da família. E outra coisa que descobri há pouco tempo foi sobre como é bom acordar um pouco mais cedo para ter um momento só meu. Eu acordo e tenho cerca de 45 minutos para mim. Às vezes faço ginástica, às vezes meditação”, disse Thaís.
No mesmo sentido, Natália relatou que mora perto da Boníssima e os filhos também estudam próximo de casa, de modo a evitar a necessidade de grandes deslocamentos. Também falou sobre a importância de ter momentos para si (ela corre e joga beach tennis) e de ter com quem contar no dia a dia. “Eu e meu marido dividimos bastante porque ele sabe a importância do meu trabalho. Tudo isso é fundamental para dar conta de tudo sem ter um burnout”, contou.
Na sequência, a vereadora Marcela Trópia fez uma palestra sobre “A Mulher Ocupando Todos os Espaços”. Ela falou sobre os desafios enfrentados na política, e destacou alguns dos projetos nos quais vem trabalhando na Câmara dos Vereadores de Belo Horizonte priorizando a pauta feminina, tais como o projeto que acabou virando lei e prevê a matrícula de irmãos na mesma escola, o que facilita o dia a dia das mães para levar e buscar as crianças; e também a criação de um protocolo junto com a prefeitura e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) para orientar comerciantes sobre como agirem em casos de assédio em bares e restaurantes.
Ainda no evento, a Amipão fez uma homenagem póstuma à Eliana Campos Leite Praça por meio da entrega do prêmio “Mulher Inspiradora” às suas filhas – Jaqueline, Liliana, Márcia, e Maristela – hoje proprietárias da padaria Santa Cruz, em Formiga. Elas deram continuidade ao trabalho iniciado pela mãe e pelo pai com a padaria fundada na década de 1970.
Desistir Não é Uma Opção
O evento foi encerrado com uma palestra da empresária Mazé Lima, que contou toda a sua trajetória de dificuldades, bem como toda a sua persistência, para criar a hoje reconhecida Mazé Doces, loja que vende doces caseiros de frutas cristalizadas para todo o país.
Inspiração para mulheres empreendedoras, Mazé relatou desafios que passaram por falta de recursos financeiros, falta de capacitação para a produção de doces, falta de apoio familiar, e como enfrentou todos eles em busca de seu sonho.
“Cuidem das ideias de vocês e coloquem em prática”, aconselhou Mazé às mulheres da plateia. Além de conquistar o sonho de abrir uma loja de doces em Carmópolis de Minas, hoje Mazé vende pela internet e, em 2022, lançou o livro “O sabor de Empreender Com As Próprias Mãos”.
Um de seus doces mais famosos é o abacaxi cristalizado inteiro, que tem pré-venda agendada para iniciar em 28 de novembro deste ano, e que costuma esgotar rapidamente devido ao sucesso da iguaria. “Tudo tem seu tempo certo, e quando eu apaziguei meu coração, as coisas chegaram. Hoje sou a moça do abacaxi, e quando a gente faz o que ama, a gente sempre é feliz”, disse.
Após a palestra de Mazé Lima, a Amipão promoveu uma série de sorteios para as participantes. Além disso, um café organizado pela Padaria Vila Real foi organizado para encerrar o evento, com uma ampla variedade de pães, bolos, doces, salgados, além de produtos de parceiros.
O evento “Mulheres Inspiradoras – A Liderança Veste Rosa” foi realizado pela Amipão, em parceria com a FIEMG e o Sebrae MG, e teve o apoio de Bunge, Kibon, Vilma, Gellak, Eu Amo Pão, Porto Alegre, Idealpan, Xodó, Forno de Minas, Saudali, Padaria de Sucesso, Froneri, Café 3 Corações, Refrimax, My Fruit, Instituto Mário Penna, Embrapan, Raspadinha e Minas France Renault.
Thaís Mota
Imprensa FIEMG