A atividade industrial mineira registrou crescimento em junho. Na comparação com maio, o faturamento da indústria geral (indústria de transformação + indústria extrativa) avançou 7,4%. Os dados são da pesquisa Indicadores Industriais de Minas Gerais (INDEX), divulgada nesta segunda-feira (5) pela FIEMG.
De acordo com o levantamento, as horas trabalhadas na produção e a utilização da capacidade instalada também registraram alta nesse período. Por outro lado, o índice relativo ao emprego recuou 0,2%, enquanto a massa salarial manteve-se estável.
Ainda segundo o estudo, a indústria mineira apresentou um bom desempenho no primeiro semestre de 2024, influenciado pela expansão dos rendimentos das famílias.
Nos próximos meses, o mercado de trabalho resiliente e as transferências governamentais deverão seguir estimulando o consumo, enquanto a manutenção da taxa Selic em patamar elevado poderá afetar negativamente os investimentos industriais e a aquisição de bens mais dependentes de financiamento.
Clique aqui e confira a pesquisa na integra.
Caio Tárcia
Imprensa FIEMG