Fotos: Graciele Vianna
FIEMG Regional Zona da Mata realizou em sua sede, em Juiz de Fora, nessa quarta-feira (2/8) o evento “Café com Energia”, que discutiu a abertura do mercado livre de energia. A empresa Matrix, distribuidora digital do mercado energético brasileiro e parceira da FIEMG, foi representada por Maurício Neto, da área comercial, que apresentou aos participantes os benefícios de entrar para o mercado livre de energia e obter até 35% de desconto nas faturas.
A abertura do evento foi realizada pelo presidente da FIEMG Regional Zona da Mata e do Sindipan-JF, Heveraldo Castro, que ressaltou a satisfação em receber este evento, que vem sendo realizado em todas as regionais da FIEMG, e se apresenta como uma ótima oportunidade para reduzir a conta de energia das empresas. Representando a Gerência de Energia da FIEMG, a analista de mercado de energia Amanda Soares destacou que o mercado livre de energia é “sólido e confiável” e que a FIEMG está em “busca de oportunidades para oferecer às empresas possibilidades de gastos menores com energia elétrica”. Também esteve presente no encontro o diretor da FIEMG Regional ZM e presidente do Sinduscon-JF, Aurélio Marangon Sobrinho.
A energia comercializada pela Matrix é renovável e sustentável, garantindo a certificação do selo verde de energia limpa para suas empresas clientes. A Matrix é a segunda maior comercializadora de mercado de energia do país e a maior comercializadora independente do Brasil. A abertura do mercado livre de energia para as varejistas acontecerá em janeiro de 2024. Desta forma, empresas que consomem abaixo de 500 KWh poderão migrar.
Maurício Neto apresentou o produto “Desconto garantido”, voltado para média e alta tensão, que oferece uma porcentagem fixa de desconto, o que garante que a fatura de energia seja sempre mais barata do que no mercado cativo, exatamente na proporção pré-estabelecida em contrato, independente das mudanças tarifárias. “Garantimos tranquilidade e segurança por este ser um produto de menor risco, isentando os clientes de preocupação com as variações e complexidades do mercado de energia. As empresas têm a flexibilidade de só pagar o que consumirem”, disse.
O mercado livre de energia permite a negociação livre e direta entre geradores, comercializadores e consumidores, o que resulta em preços de energia mais baixos e contratos personalizados. “Após a migração, a empresa passará a receber duas faturas, uma correspondente à tarifa do transporte da energia pela distribuidora local e outra referente à cobrança da energia fornecida pela Matrix. O desconto é calculado de acordo com o perfil de consumo da empresa. Escolher uma fonte de energia renovável traz benefícios financeiros e sociais, já que a energia vinda de uma fonte incentivada possui certificação. Hoje temos consumidores em todos os estados do Brasil e levamos essa energia de fontes renováveis para todas elas. A Matrix conta com mais de mil unidades consumidoras e já entregamos mais de 1 bilhão de economia para elas”, destaca Maurício Neto.
Amanda Soares ressaltou que a Gerência de Energia da FIEMG busca a todo momento as melhores soluções energéticas para a indústria. “Agora, com a abertura do mercado livre de energia, estamos fazendo eventos como este, onde os industriais podem conhecer uma nova opção de redução na fatura de energia elétrica. Este é um assunto que gera muitas dúvidas e nos colocamos à disposição das empresas para esclarecer essas questões e auxiliá-las, lembrando que a FIEMG presta este serviço gratuitamente, basta ser associado a um dos Sindicatos da Federação” afirmou.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG