A última reunião ordinária de 2023 da Câmara de Energia, Petróleo e Gás da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) foi realizada na tarde de quinta-feira, dia 7 de dezembro, na sede da FIEMG, em Belo Horizonte. O evento foi marcado pela abertura do presidente da Câmara, Humberto Zica, que destacou a importância dos temas em discussão.
Conduzida pelo presidente da Câmara, Humberto Zica, a pauta da reunião incluiu atualizações sobre o SIN e uma discussão sobre a regulação e legislação do setor energético, além da apresentação do Comitê ESG da Federação mineira.
Zica ressaltou a relevância de debater questões como a regulação do setor, o Sistema Interligado Nacional (SIN) e o ESG (Ambiental, Social e Governança), que foram apresentados pelos convidados.
Paula Nogueira, coordenadora na B2R Energia, junto com Rômulo Frade, do Grupo MGO e Stéfano Angioletti, diretor da GRID Energia, compartilharam suas perspectivas e insights do setor de energia com projeções para o início de 2024.
Cynthia Silveira, diretora da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), apresentou a atuação e os objetivos no setor de energia, petróleo e gás, destacando a importância estratégica desse segmento para o desenvolvimento industrial.
A apresentação do Comitê ESG da FIEMG foi conduzida pela diretora-executiva da FIEMG, Iara Abade, junto da gerente de integridade da FIEMG, Aline Azevedo, apresentaram os membros do comitê e demonstraram o compromisso com as práticas ambientais, sociais e de governança e o papel do comitê no setor produtivo mineiro. “A gente depende de cada membro do comitê para atingirmos as metas, em especial, se tornar a Federação que mais avança em ESG no país”, diz Abade.
O encerramento do ciclo 2022/23 foi conduzido pelo secretário executivo do colegiado, Sérgio Pataca, marcando o fim de um período produtivo de debates e reflexões sobre os desafios e oportunidades do setor. “Estamos finalizando um ciclo, todos os membros serão destituídos e, em janeiro, será retomada uma nova gestão para 2024/25 da Câmara”, explicou Pataca.
“Apesar da gente estar no final do mandato, ainda temos algumas ações para fazer. Tudo o que temos de urgência para essas duas semanas que nos resta, faremos. E o restante vamos colocar para o próximo ciclo”, finaliza o presidente da Câmara, Humberto Zica.
A reunião evidenciou o compromisso da Câmara de Energia, Petróleo e Gás da FIEMG em promover discussões estratégicas e buscar soluções que impulsionem o setor energético, encerrando o ano com um balanço produtivo e perspectivas para o futuro.
Ana Paula Motta
Imprensa FIEMG