A FIEMG e o Centro Internacional de Negócios (CIN) premiaram empresas de diferentes setores que se destacaram na emissão de certificados de origem em 2022. A premiação ocorreu na sede da Federação, em Belo Horizonte, e teve a presença de empresários, executivos, gestores e funcionários da instituição.
Ao abrir o evento, o superintendente regional do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) em Minas, Gustavo Macena, salientou que o reconhecimento do setor produtivo pelo CIN evidencia o trabalho do centro pela internacionalização da economia de Minas Gerais, pelo fortalecimento do ambiente de negócios, além da defesa de interesse do setor produtivo. “Esse prêmio coroa o esforço de vocês, empresários, na certificação de origem de produtos”.
Na mesma direção, Rebecca Macedo, gerente do CIN, destacou a atuação do centro e da FIEMG em prol da atração de investimentos para o estado e do aumento da exportação dos produtos mineiros. Uma dessas frentes de trabalho, segundo Rebecca, consiste no reconhecimento dos emissores de certificados.
Já o diretor da Associação das Empresas Comissárias de Despacho e Agentes de Carga de Minas Gerais (Codaca), José Carlos de Castro Dôco, disse que a parceria com a FIEMG e com o CIN é importante para “debater e encontrar saídas para os desafios do comércio exterior”.
Empresas celebram
“Essa premiação é um reconhecimento de todo o trabalho da empresa em prospectar novos mercados e vender produtos de qualidade para o mundo inteiro”, afirmou Érica Campolina, diretora financeira da empresa Ritz, sediada em Betim, na Grande BH. A Ritz foi premiada na categoria “Capilaridade Internacional”. Diego Magalhães, consultor internacional do Grupo MTN, de Varginha, no Sul de Minas, disse que “o reconhecimento do CIN e da FIEM é um incentivo para a empresa seguir trabalhando pela melhoria contínua do comércio exterior em Minas e no Brasil”. O grupo foi reconhecido nas categorias Maiores Emissores e Grupos de Clientes – Agentes de carga.
Garantia para importador e exportador
Presidente da Associação Brasileira de Estudos Aduaneiros (ABEAD), Fernando Pieri, que participou do evento, falou sobre a importância de importadores e exportadores aderirem ao Programa Operador Econômico Autorizado (OEA). O programa é reconhecido pela Receita Federal e, segundo Pieri, ao cumprir os requisitos da OEA, a empresa terá acesso aos benefícios da Aduana Brasileira. “É preciso certificar empresas para legitimá-las e exerce o controle sobre aquelas que prejudicam o comércio exterior”, opinou
CIN 25 anos
Na premiação, Rebecca Macedo enalteceu os 25 anos do Centro Internacional de Negócios, completados em agosto, e agradeceu à equipe do CIN pelo trabalho durante mais de duas décadas. Analistas do setor explicaram as frentes de trabalho do centro no âmbito do comércio exterior. Entre elas, estão promoção de negócios na abertura de novos mercados, soluções em assessoria e facilitação de negócios, acordos comerciais e as emissões por meio do novo COD – Certificado de Origem.
Clique aqui e veja mais fotos da premiação
Rafael Passos
Imprensa FIEMG
Conheça as empresas premiadas
Categoria Maiores Emissores – Grandes empresas
Iveco Group, CNH Industrial e Stellantis
Categoria Maiores Emissores – Médias empresas:
Grupo Curimbaba, Bem Brasil e Sinalmig
Categoria Maiores Emissores – Pequenas empresas:
Melbras, Mecal Bras e Labcor
Categoria Capilaridade Internacional
Grupo Curimbaba, CNH Industrial e Ritz
Categoria Maiores Emissores – Agentes de carga
Stellantis Shared Services, Grupo MTN e Doccomex e Kentron
Categoria Grupos de Clientes – Agentes de carga
Doccomex e Kentron, Grupo MTN e Grupo Serpa