http://www7.fiemg.com.br
A Malvern Panalytical Brasil, em parceria com Centro de Inovação e Tecnologia (CIT SENAI), promoveu, na quinta-feira (22/06), o Iron and Steel Analysis (ISA) Workshop. O evento, voltado à indústria siderúrgica e de metais, teve como tema as “Últimas abordagens analíticas para melhorar a qualidade e a sustentabilidade do aço” e foi realizado em Belo Horizonte. “O nosso objetivo com esse workshop é trazer inovações tecnológicas para Minas Gerais, um estado conhecido por sua potência na produção de aço e minérios. A ideia é compartilhar soluções analíticas e estudos científicos que possam agregar boas práticas ao setor produtivo”, conta Eduardo Macaíba, coordenador de vendas da Malvern Panalytical Brasil.
Para José Luciano de Assis Pereira, gerente de Tecnologia e Inovação do CIT SENAI, a realização do evento foi relevante, pois a unidade desenvolve aço e ligas especiais, sendo uma Unidade da EMBRAPII – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial. “Temos expertise no cenário nacional na área de pesquisas de materiais avançados e alguns de nossos profissionais compartilharam seus conhecimentos durante o workshop”, disse Assis, destacando também que a inciativa foi uma oportunidade de mostrar para o setor produtivo o que o CIT SENAI vem desenvolvendo por meio de pesquisas e serviços tecnológicos.
Dentre os palestrantes convidados para o evento, estavam dois representantes do CIT SENAI, Anderson Caires, analista de Tecnologia do Instituto SENAI de Inovação em Metalurgia e Ligas Especiais, e Christopher Rocha de Rezende, analista de tecnologia do Instituto SENAI de Inovação em Processamento Mineral. “O aquecimento global é uma realidade e a indústria do aço é uma das que mais emitem carbono na atmosfera. E com isso, estamos vivenciando uma onda de pesquisas em prol da descarbonização dos processos industriais, como a utilização de novas fontes de energia”, afirmou Caires, explicando que o CIT SENAI é um dos parques mais modernos para atestar esses novos produtos, suas propriedades e, com isso, desenvolver novas ligas. “Existe um esforço grande e coletivo na pesquisa em aço verde, que é uma maneira de se produzir o aço liberando menos carbono e aqui, no Centro de Inovação e Tecnologia, temos alguns projetos neste sentido”.
Uwe König, desenvolvedor de negócios de mineração, reforçou a importância da parceria entre empresas e instituições científicas. “Estamos muito felizes em trabalhar com o SENAI, porque a instituição é líder em inovação em siderurgia. E nós sempre tentamos trabalhar juntos com empresas e instituições científicas para desenvolver novos métodos para ajudar o dia a dia da indústria siderúrgica. E eu acho que o SENAI é uma das instituições de pesquisa que realmente funciona e que tem um relacionamento estreito com as empresas siderúrgicas em prol de gerar novas soluções para o ferro e aço, que tornem o futuro mais eficiente e produtivo”, afirmou König.
O representante da Malvern Panalytical também reforçou a necessidade do setor produtivo, academia e demais atores sociais atuarem na proteção do meio ambiente. “Estamos em um cenário que, no futuro, não teremos energia fóssil suficiente para usarmos. Então, nós também temos que proteger o mundo”.
Ele pontuou que a maior parte do CO2 produzido é oriunda dos setores siderúrgicos e produtores de aço. “Em um mundo globalizado, precisamos tentar reduzir isso. E isso é possível usando novas tecnologias de siderurgia. Essas novas tecnologias também precisam de técnicas inovadoras para monitorar seus processos para garantir a boa qualidade do aço”, afirmou, esclarecendo que sua empresa trabalha próxima das siderúrgicas e institutos de pesquisa para desenvolver esses novos processos.
Para König, o Brasil é um dos principais produtores de minério de ferro e fornecedor de diversos países e, por isso, é necessário mudar seus processos. “O mundo está mudando e outros requisitos para testar novas matérias-primas como minério de ferro serão cobrados. Precisamos garantir que o minério de ferro produzido no Brasil tenha a melhor qualidade para a siderurgia”, disse.
Também participaram do Iron and Steel Analysis(ISA) Workshop os representantes Malvern Panalytical Marcelo Branco, Leonardo Negrão, Henrique Kajiyama e Diogenes Silva. Também contou com a presença de Sineias Santos Costa, da All Química Mineral.
Denise Lucas
Imprensa FIEMG
Confira as fotos do Iron and Steel Analysis(ISA) Workshop aqui