Em cerimônia na noite da última sexta-feira (25/10), a FIEMG e a Associação dos Membros do Corpo Consular no Estado de Minas Gerais (AMCC-MG) realizaram a entrega da Medalha e Diploma do Mérito Consular 2024 a cinco personalidades. Os homenageados atuam em diferentes segmentos da sociedade e têm papel protagonista na internacionalização e na promoção do estado. A solenidade aconteceu na sede da Federação, em Belo Horizonte, e teve o apoio do Grupo BMG.
Presidente do Corpo Consular de Minas Gerais e cônsul honorário da República de Trinidad e Tobago, Francisco Pontello, abriu o evento saudando o público e lembrou do empenho da diretoria da AMCC para que o evento acontecesse. Para Pontello, a entrega da medalha e do diploma simboliza “o reconhecimento das pessoas que contribuem significativamente para as relações internacionais em Minas Gerais”.
Em seguida, falou o presidente do Corpo Consular de 2013 a 2020, chanceler da Medalha e Diploma do Mérito Consular e cônsul honorário da República da Turquia, Manoel Ferreira Guimarães Neto. Ele lembrou que a entidade vai completar 73 anos em 2024 e destacou o papel da associação no “progresso de internacionalização do estado nos setores econômico, empresarial, cultural e turístico”. Atualmente, AMCC conta com quase 40 representações consulares de carreira e honorárias, segundo Neto.
“O Corpo Consular escolhe com todo rigor as personalidades de nossa sociedade empresarial, cultural e artística que se destacaram pelo que construíram ao longo de suas atividades profissionais em prol da sociedade, do estado e do nosso país. Mais de uma centena de personalidades enriquecem a feliz iniciativa do Corpo Consolar de Minas Gerais. Nossos agradecimentos a cada homenageado por emprestar seus nomes a nossa já extensa galeria dos escolhidos.”, disse ao falar da importância da Medalha, criada há 24 anos.
Já o superintendente de relacionamento nacional e internacional da Secretaria de Estado da Casa Civil de Minas Gerais, Igor Tameirão de Azevedo, destacou a parceria do Corpo Consular com o governo na internacionalização do estado por novas parcerias comerciais. Na mesma direção, Emir Cadar Filho, vice-presidente da FIEMG, falou sobre trabalho conjunto da Federação com a AMCC na expansão do comércio exterior do estado, incluindo as missões empresariais lideradas pela entidade mineira.
Os agraciados da noite foram: o coronel do Exército, assessor especial do governo de Minas e enlace com governo federal, Carlos Henrique Guedes, o escritor, cronista, com trajetória rica no campo empresarial, Lindolfo Coelho Paoliello, o cônsul honorário da República da Síria em Minas Gerais, o diretor da Cadar Engenharia, Emir Cadar, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas) e advogado com mestrado em direito pela UFMG, José Anchieta da Silva, e a reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida.
Durante a cerimônia foi firmado um acordo de cooperação mútua entre a Associação dos Membros do Corpo Consular em Minas Gerais e UFMG para o fomento da colaboração entre as duas instituições em áreas de interesse comum. A iniciativa busca também estreitar os laços entre o meio acadêmico e o corpo diplomático, abrindo novas oportunidades para a promoção da internacionalização e o desenvolvimento de projetos educacionais e culturais. A cerimônia foi encerrada com a fala do orador da Medalha e Diploma do Mérito Consular e prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo.
Clique aqui e veja mais fotos do evento
Rafael Passos
Imprensa FIEMG