Como está o uso da malha de crochê feito à mão em Nova Iorque? Quantas mulheres acima de 50 anos usam casaco de animal print no Brasil? Inteligência Artificial (IA): vamos falar sobre isso? – tema da palestra de Márcia Croce, profissional de renome no setor de moda e negócios, na 32ª edição do Minas Trend, nesta quarta-feira (23/10) – serviu para desmistificar um pouco de uma ferramenta tão nova ainda.
Utilizando exemplos de empresas que já aplicando a IA na moda, Márcia Croce, com mais de 25 anos de vivência no setor joalheiro, formada em Propaganda e Publicidade, Pós-Graduada em Fashion Marketing e Communication, Diretora da DGNG – Design Negócio, mostrou para uma plateia antenada e com grande expertise em moda que é possível, sim, uma convivência extremamente pacífica entre a moda e a IA: “se entendermos ela como algo que vem para operacionalizar e não para decidir, daí é muito bem-vinda. O que a IA não pode é tomar decisões por nós. Tem que ser um banco de informações, um exercício de raciocínio, de criatividade”, disse.
Segundo a palestrante, são vários os usos. “Uma IA te dá uma métrica, lê todos os instagrans. Então essa é a vantagem. Te dá respostas”, reiterou. E prosseguiu: vai trazer uma eficiência e uma agilidade em relação às informações. Por isso, ressaltou, é preciso se preparar para seu uso e se adaptar a esse novo formato, em especial, no universo da moda.
Entre outros benefícios, a consultora destacou a análise de tendências para auxiliar na decisão do processo criativo, na análise de demanda, no e-commerce e até nos posts para as redes sociais. “Todas as grandes marcas estão fazendo uso dela, o que permite um maior aprofundamento em termos de cores, tendências e estilos. É um banco de informações que a tecnologia nos entrega.”
Espaço Consultoria Minuto – Presente à palestra, o presidente do Sindijoias-MG, Murilo de Paula Graciano, ressaltou a importância da IA como contribuição também para o segmento de Joias, bem como a instalação do Espaço Consultoria Minuto no Minas Trend. Para ele, uma iniciativa que vem para somar e capacitar ainda mais o empresariado.
Na prática, o projeto, cujo atendimento tem sido feito pela especialista Márcia Croce diariamente no Minas Trend, é voltado àqueles que querem tirar dúvidas. “A decisão do empreendedor é muito solitária, ele tem que tomar decisões diárias. No espaço temos 60 minutos de consultoria onde eles trazem todas as dúvidas. Sentamos e eu tento dar um norte em vários aspectos: comunicação, desenvolvimento de coleção etc”, explica.
Uma forma de capacitar, amenizar as dúvidas e também ter informações como feedback para se direcionar futuros, treinamentos e projetos voltados aos empreendedores. “É mais um produto oferecido pela FIEMG no sentido de empoderar esse público, de poder trabalhar com as microempresas, de trazer esse profissionalismo do setor. Esse é o grande objetivo”, resumiu.
Moda – O BH Shopping sedia até esta quinta-feira (24/10) um dos maiores Salões de Negócios da Moda na América Latina: o Minas Trend. De casa nova, agora reposicionado como a verdadeira “Casa da Indústria da Moda”.
A programação do evento prevê ainda a realização da palestra temática Logística para Fashion business e Lançamento Nacional Macrotendências Inova Moda Digital, amanhã, às 14h30. Angélica Coelho e Rafael Lemos vão lançar a edição Primavera/Verão 25/26 do Inova Moda Digital, revelando insights valiosos sobre as principais tendências que impactarão a moda nos próximos anos.
O Minas Trend reúne 118 marcas expositoras dos segmentos de Bolsas e Calçados, Vestuário, Joias e Bijuterias, Kids, Baby e Teens. A expectativa é de um público de 5 mil pessoas, com previsão de geração de negócios na ordem de R$ 25 milhões.
Parceria – O Minas Trend é uma realização da FIEMG, por iniciativa de sua Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios, e suas entidades SESI e SENAI, com patrocínio máster da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (CODEMGE), patrocínios da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC/Fecomércio e da Ventana Serra do Brasil e apoio máster do SEBRAE Minas e apoio do Centro Universitário UNA.
SERVIÇO:
32º Minas Trend – Reflexos da Moda: revelando horizontes
Temporada: Outono/Inverno 2025
Data: 22 a 24 de outubro
Horário: 10h às 20h
Local: BH Shopping | BR-356, 3049, Belvedere, Belo Horizonte – Piso Ouro Preto